Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba quem pode tomar vacina contra Febre Amarela em Santa Cruz do Capibaribe


A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cruz do Capibaribe informou ao Blog Merece Destaque nesta sexta-feira (02) onde é possível se vacinar contra a febre amarela no município e esclareceu que, como o estado de Pernambuco não é considerado área de transmissão da Febre Amarela, ou seja, não tem circulação do vírus, apenas pessoas com viagens marcadas para lugares considerados zona endêmica da doença serão vacinadas pelo sistema de saúde pública do município.

A coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI), em Santa Cruz do Capibaribe, Natália Gardênia, explica como é feita a vacinação contra a Febre Amarela em Santa Cruz do Capibaribe.
"Como não somos área de risco, recebemos um quantitativo muito pequeno de vacinas da febre amarela, então estamos fazendo uma lista de pessoas que vão viajar para áreas endêmicas. É necessário que a pessoa traga uma cópia do comprovante das passagens para quem vai de ônibus ou avião e, para quem vai de carro, um comprovante de residência de onde vai ficar hospedado ou do hotel. Os comprovantes são enviados para a Gerência Regional de Saúde e a vacina é liberada de acordo com o estoque. Chegando as vacinas, ligamos para a pessoa vir tomar. O ideal é tomar a vacina 10 dias antes da viagem, então é bom procurar o AME com antecedência  para fazer o pedido da vacina, lembrando que chamamos de acordo com a data da viagem", disse Natália.
Natália informou ainda que é importante não deixar para procurar o posto de vacinação de última hora, pois isso dificulta a vacinação e destacou casos específicos em que as pessoas não podem receber a vacina, como é o caso de:

  • Crianças menores de 9 meses de idade;
  • Mulheres que estejam amamentando crianças menores de 6 meses;
  • Pessoas com alergia grave à proteína do ovo;
  • Pessoas que vivem com HIV e que tem contagem de células CD4 menor que 350;
  • Pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia;
  • Pessoas portadoras de doenças autoimunes;
  • Pessoas submetidas a tratamentos com imunossupressores (que diminuem as defesas do corpo).

Além disso, idosos com mais de 60 anos precisam passar por avaliação médica para saberem se podem receber a vacina.

A vacinação contra Febre Amarela em Santa Cruz do Capibaribe é feita no Ambulatório Médico Especializado (AME) Infantil, localizado na Rua Luíza Mendes, no Bairro Nova Santa Cruz.

Veja Municípios onde a vacinação contra febre amarela é recomendada, clicando AQUI.

Saiba mais sobre a doença:




Por Almir Neves para o Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários