Slide

10/recent/ticker-posts

Dia Internacional da Síndrome de Down: O Centro Educacional Ludos promove a inclusão social


O Centro Educacional Ludos é uma instituição de ensino que promove a inclusão social e lembra que o dia 21/03 é o dia Internacional da Síndrome de Down. Oficialmente estabelecida em 2006 e amplamente divulgada, essa data tem por finalidade dar visibilidade ao tema, reduzindo a origem do preconceito, que é a falta de informação correta. Em outras palavras, combater o “mito” que teima em transformar uma diferença num rótulo, numa sociedade cada vez mais sem tempo, sensibilidade ou paciência para o “diferente”.

A participação social é uma das questões que a celebração dessa data visa destacar: a Síndrome de Down não é uma doença, e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal.

A pessoa com Síndrome de Down deve ser estimulada a ter sonhos e projetos, crescer, estudar e trabalhar como qualquer ser humano, e tem todo o direito de lutar pela sua total autonomia, sem que sua condição genética represente qualquer tipo de barreira.

Na verdade, toda convivência saudável entre amigos e familiares, colegas e sociedade, de maneira atenta a todo tipo de diversidade, é sempre muito enriquecedora. O mesmo acontece quando você tem a oportunidade de conviver com uma pessoa com a Síndrome de Down. Olhe para ela, e não para a síndrome, e você vai descobrir um ser humano tão incrível quanto você.

Postar um comentário

0 Comentários