Slide

10/recent/ticker-posts

Santa Cruz do Capibaribe





Fotos da feira da sulanca ainda no centro da cidade.
E fotos do Moda Center Santa cruz, onde a feira funciona hoje.


Santa Cruz do Capibaribe é um município brasileiro do estado de Pernambuco. Sendo a terceira maior cidade da Agreste Pernambucano em população com 73.680 habitantes segundo IBGE/2007, atrás apenas de Caruaru e Garanhuns. Santa Cruz do Capibaribe além de uma cidade pólo é a maior produtora de confecções de Pernambuco segundo o Senai e, possuí o maior parque de confecções da América Latina em sua categoria, o Moda Center Santa Cruz. É também conhecida como a Capital da Sulanca ou Capital das Confecções.

Santa Cruz do Capibaribe é o principal ponto de escoação e vendas de confecções de Pernambuco, que com Toritama e Caruaru formam o destacado Triângulo das confecções.


História

Sua história remonta a 1750, quando o português Antônio Burgos, que por recomendações médicas procurava um local que favorecesse sua saúde, construiu uma cabana de taipa para se alojar com sua família e escravos na confluência do rio Capibaribe com o riacho Tapera. O seu nome se origina da grande cruz de madeira que colocou em frente a uma capela que mandou construir próxima a sua casa, a partir da qual teve início o povoamento. O crucifixo é conservado até hoje na igreja matriz.

O distrito de Santa Cruz foi criado pela lei municpal nº 2, de 18-04-1892, subordinado ao município de Taquaritinga. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31-12-1943, o distrito de Santa Cruz passou a denominar-se Capibaribe e o município de Taquaritinga a denominar-se Taquaritinga do Norte. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Santa Cruz do Capibaribe, através da lei estadual nº 1818, de 29-12-1953, data anualmente comemorada.

Em 1953, Santa Cruz do Capibaribe de vila se tornou cidade. Como tantas que sobrevivem do feijão, milho e outras culturas de sobrevivência e já existindo as tradicionais colchas de retalhos, saiu da rotina, alguém de forma inteligente, ao separar os retalhos de tecidos, usou os de maior tamanho para confeccionar shorts, que desta forma, lhe daria mais lucro. A nova idéia se multiplicou em todas as costureiras da região e, por se tratar, na época, de algo reciclável, o preço daquele produto era irresistível, ganhando qualquer concorrência. Como o produto era de fácil venda, os homens se transformaram em mascates e percorreram inúmeras feiras do nosso nordeste, vendendo os produtos, enquanto as mulheres em casa, usando de criatividade, inovavam produzindo outros artigos de vestuário, como: saias, blusas, camisas, conjuntos infantis, anáguas e outras.

Nos anos 90, novos mercados eram conquistados, e se tornou O Maior Pólo de Confecções do Nordeste e hoje Santa Cruz do Capibaribe é uma cidade exemplo de empreendedorismo, trabalho e conquista.

Geografia

Administrativamente, o município é formado pela cidade e pelos distritos, Pará e Poço Fundo e pelo povoado de Oscarzão. Limita-se ao norte e ao oeste pelo estado da Paraíba, ao sul pelos municípios de Jataúba e Brejo da Madre de Deus, e ao leste pelo município de Taquaritinga do Norte.Vias de acesso pela BR-232, BR-104 e PE-160. Com uma latitude de 07º51'27"S e uma longitude de 36º12'17"W.

Situa-se na bacia hidrográfica do Rio Capibaribe (o mais importante de PE). A vegetação nativa consiste em caatinga hiperxerófila e um clima tropical seco. Seu solo é tipo argiloso, arenoso, pedregoso e rochoso. Com uma área territorial de 335,5 Km² e uma altitude 438 metros possui um relevo ondulado, predominante do Planalto da Borborema onde se localiza. A zona urbana (97% da população total residente) está em meio a um pequeno vale neste planalto suave ondulado, assim, dificultando a passagem das massas de ar úmida vindas do Oceano Atlântico. Por isso, o clima da cidade é seco, com o índice de pluviosidade inferior às outras cidades do agreste.

O dinamismo com sua economia gerou grande crescimento populacional, após a construção do maior parque de venda de confecções da América Latina na cidade. Já possui uma população de aproximadamente 74.000 habitantes (2007) e uma densidade demográfica de 162,36 hab./km². Segundo o IBGE, foi a cidade que mais cresceu no estado de Pernambuco nos últimos 10 anos.


Economia

A atividade econômica predominante é indústria e comércio (sulanca) com maior potencialidade de desenvolvimento para confecções.

Cidade que deu certo (fenômeno conhecido como Milagre da Sulanca) no Polígono das Secas. Modelo criado pelo próprio povo gera milhares de empresas e de empregos, ao contrário do capital globalizado que reduz o número de empresas e desemprega milhares. Os dias da feira são de segunda-feira a quarta-feira. Atualmente é após a ilha de Fernando de Noronha a cidade com menos pobres em relação a sua população total no estado de Pernambuco, seguida de Toritama, segundo o Pnud/Ipea/FJP, Atlas do Desenvolvimento Humano do Brasil, pesquisa realizada em 2006.

Parque de Confecções

Foi inaugurado em outubro de 2006 o maior parque de confecções da América Latina, o gigante construído no agreste setentrional pernambucano e denominado de "Moda Center Santa Cruz", distante do centro 3 km, que abriga, de modo permanente, a feira de confecções (sulanca) que antes funcionava como feira livre no centro da cidade. Construído em 65 hectares ao lado da cidade de Santa Cruz do Capibaribe a 180km do Recife, que com Toritama e Caruaru formam o destacado triângulo das confecções em Pernambuco.

Números do parque

Os números seguintes dão idéia do tamanho do Moda Center Santa Cruz:

320 mil m² de área total.
80 mil m² de área coberta, maior que a do Anhembi em São Paulo.
6.208 boxes de feira e 528 lojas.
Quatro praças de alimentação com 28 restaurantes e 116 lanchonetes.
Setor bancário.
Postos de saúde, segurança e informações.
Oito conjuntos de sanitários com 179 gabinetes.
Estacionamento para mais de 3.000 veículos.
Dormitórios com dois mil leitos.
Área de show para 50.000 pessoas.
Investimentos de R$ 60 milhões.

A cidade de Santa Cruz do Capibaribe, no último dia 29 de dezembro completou 55 anos de emancipação política.
Parabéns Santa Cruz, cidade destaque no Nordeste, no Brasil e no mundo.

Postar um comentário

0 Comentários