Slide

10/recent/ticker-posts

O LEGADO DA CRISE

Não há o que se discutir em relação à crise que afeta a grande maioria da nossa população, mas como empreendedor que ainda sou, gosto de olhar o lado positivo sobre todos os aspectos, até mesmo de crises.
Costuma-se dizer que crise são palcos de oportunidades e vou citar alguns fatos que julgo interessantes.

Quando se está capitalizado e se usa do dinheiro em favor de se diferenciar, seja por investimentos em sua empresa ou capacitação pessoal, você cria um ambiente favorável para o crescimento de suas metas e objetivos.
A alta oferta de mão de obra pode ser uma boa oportunidade para trocar o quadro de funcionários menos produtivos, inovar em algum produto ou seguimento, como também aproveitar as inúmeras promoções do mercado para fazer aquele curso de capacitação pessoal que não entrava nos planos, ou por falta de tempo ou por comodismo mesmo.

Os custos operacionais de uma empresa devem ser avaliados constantemente, mas sabemos que na prática as pessoas tendem a relaxar quando a situação está mais favorável. É hora de revermos nossos conceitos sobre custos, cargos e produtos. A avaliação deve ser geral, desde o fornecedor, passando pelos colaboradores e chegando até os clientes.
Quem são os fornecedores fiéis, que estão contigo na alegria e na tristeza?
Quem são os colaboradores que realmente vestem a camisa da sua empresa e se esforçam para modificar um quadro desfavorável quando necessário?
Quem são os clientes parceiros que sabem o real valor de seus produtos e entendem o valor agregado de suas marcas?

Você já luta diariamente contra custos de materiais, impostos, bancos, custos operacionais, legislações trabalhistas absurdas, concorrentes desleais, concorrentes despreparados, fornecedores gananciosos, funcionários despreparados e clientes mal intencionados. Imagine tudo isso em um ambiente de crise, onde além dos habituais problemas, você ainda tem que engolir baixa de vendas e perca de produtividade, fazendo seu custo subir no mesmo período que você é praticamente obrigado a fazer promoções para manter os custos fixos em dia.

Ao meu ver, o grande legado de uma crise está no aprendizado. Você enfrenta situações que jamais sonhou passar e tira lições de tudo. Infelizmente vivemos em um país que TUDO gira em torno de política e a depender das ações de quem esteja no comando, o país poderá ainda amargar longos e doloridos anos nessa situação, como isso também possa se repetir em outra ocasião no futuro.

Da maneira mais cruel, você termina aprendendo que aquele funcionário não era tão prestativo como demonstrava ser, que aquele fornecedor não era tão parceiro como se achava, que aquele gerente do banco não era tão acessível, que aquele político que você votou não era tão honesto...

Estamos vivenciando situações inéditas nas últimas décadas. As pessoas e empresas mais jovens jamais presenciaram tais situações e é até aceitável que se perca o rumo em algum momento. Todos perdem muito com essa crise e em determinados momentos deve se manter o bom senso. Funcionários que fazem questões de vírgulas, empregadores que se aproveitam do momento, fornecedores que se aproveitam para aumentar taxas de juros, bancos que te viram as costas, todos esses pontos devem ser avaliados.

Não pense que por ser uma empresa, a entidade seja uma fonte inesgotável de recursos. Muitos esquecem que por trás do CNPJ existe um CPF.
Por trás de toda empresa está um cidadão que passa pelas mesmas dificuldades de todos.

Crise passa. Uma hora o pesadelo acaba e todos voltarão à sua rotina normal. Dinheiro se ganha hoje e se perde amanhã. Seu caráter deve ser o mesmo, embora muitas vezes não haja condições favoráveis de se honrar um compromisso em dia, mas NUNCA negue algo que seja de sua obrigação.
Não fuja da realidade e encare seus problemas com a determinação de um guerreiro em luta. Não seja um covarde, um fraco ou um safado. Quando isso tudo acabar, queira ser lembrado pela sua bravura e inteligência, nunca pela sua covardia e fraqueza.

Lembre-se de que nunca nada está perdido e até a queda de um avião serve de instrumento de pesquisa para que o fato não volte a se repetir.

Admilson Gomes
Empresário do setor de confecções desde 2001.




Postar um comentário

2 Comentários

  1. Muito bom Admilson, você é um exemplo de empreendedor e honestidade!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Admilson, você é um exemplo de empreendedor e honestidade!

    ResponderExcluir