Slide

10/recent/ticker-posts

População reclama de falta de medicamentos e materiais básicos em postos de saúde de Santa Cruz

Os postos de saúde de Santa Cruz do Capibaribe têm sido alvo de constantes reclamações da população. Nos últimos dias, recebemos várias reclamações de populares com relação a atendimentos nas unidades básicas de saúde da família.

De acordo com usuários, atendimentos essenciais não têm sido realizados em algumas unidades por falta de materiais básicos. "Não existe nem material para fazer um curativo", relatou uma jovem. 

Uma das principais reclamações tem sido a falta de medicamentos de uso contínuo como os para controle de hipertensão e diabetes. De acordo com alguns pacientes, não conseguem pegar seus medicamentos nos postos há meses. "Meu filho, nunca mais veio meu remédio de diabetes, todo mês eu estou tendo que me virar de todo jeito e comprar", disse uma idosa que reside no Centro da cidade. 

A Lei 11.347 de 2006, em seu Artigo 1º diz que "Os portadores de diabetes receberão, gratuitamente, do Sistema Único de Saúde - SUS, os medicamentos necessários para o tratamento de sua condição e os materiais necessários à sua aplicação e à monitoração da glicemia capilar".  


Outro serviço essencial, mas que não vem sendo oferecido em postos de Santa Cruz do Capibaribe por falta de material são os exames citológicos para prevenção do Câncer do Colo do Útero, o exame Papanicolau, que também é conhecido como exame de lâmina e que pode diagnosticar Alterações causadas pelo HPV, Câncer de colo de útero e lesões por ele causadas, infecções vaginais; inflamações vaginais, além de Algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). "Já procurei o postinho umas quatro vezes querendo fazer exame de lâmina e toda vez me dizem que não tem material. já faz uns dois meses que não tem exame lá", relatou uma moradora do Loteamento dona Lica.

Que providências sejam tomadas!

Postar um comentário

0 Comentários