Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra Viviane Valença sobre Pneumonias

As doenças respiratórias são causa importante de enfermidade de crianças de todo o mundo, especialmente nas regiões mais pobres.

A Pneumonia é um processo inflamatório do tecido pulmonar (parênquima), de causas diversas (vírus, bactérias, fungos, produtos químicos, fumaça de cigarro, corpo estranho, etc.).

Infecções respiratórias agudas (IRA) são frequentes em crianças, principalmente nas menores de 5 anos, especialmente aquelas que são expostas precocemente a agentes infecciosos, como ocorre nas que frequentam creches e berçários. 2 a 3 % das IRA evoluem para pneumonia e 80% das mortes por IRA ocorrem nos pacientes com pneumonia, que é a primeira causa de morte entre as doenças infecciosas e a segunda causa geral de óbitos na infância.

Vários fatores predispõem a infecções das vias aéreas, dos quais os mais importantes são: desnutrição, pouca idade, baixo peso ao nascer, permanência em creche, ausência de aleitamento materno, vacinação incompleta e doenças associadas, como imunodeficiência, doenças cardíacas, ...Além disso, fatores sócio econômicos e ambientais.

O papel do médico na prevenção de doenças respiratórias se inicia no acompanhamento de um pré - natal bem feito e, após o nascimento, o estímulo ao aleitamento materno consiste em outra medida preventiva importante. A exposição da criança à fumaça de cigarro agrava as doenças respiratórias, principalmente nos primeiros anos de vida. Muito importante também a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria em vacinar contra o vírus influenza (da gripe) e a vacina conjugada heptavalente contra o pneumococo.

Consulte seu pediatra regularmente e tire suas dúvidas! 
Prevenção é a principal arma!

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE.

Postar um comentário

0 Comentários