Slide

10/recent/ticker-posts

JOIAS DA NOSSA FAUNA - AZULÃO

Era uma manhã fria de 08/05/2016. Estava eu o amigo Dr. Éder Neves à procura de um azulão, pois Almir tinha fotografado um na semana anterior. Fomos na mesma região em que o pássaro foi avistado e aguardamos para que o dia começasse a clarear. Nossa esperança era que o pássaro aparecesse logo nas primeiras horas do dia para se alimentar. Nessa hora, eu já tinha feito alguns registros de outras aves e ouvido o canto de outras tantas.

Estávamos à espreita, dentro da caatinga espinhenta quando escutamos o canto majestoso e inconfundível do azulão.
Para nossa sorte e alegria, o passarinho pousou bem próximo a nós e até ficamos surpresos com a curiosidade que ele demonstrou em nos ver. Estava tão próximo que em uma das fotos dá para ver o reflexo do sol nascendo, nos olhos do azulão. Foi um dos registros mais belos que fiz.



Cantou, fez pose, cantou de novo e permitiu que nós ficássemos admirados, babando sua apresentação musical.

Geralmente essa espécie é bem arisca e não permite a aproximação de pessoas, tendo em vista que essa é uma das espécies mais caçadas na natureza. Criadores clandestinos chegam a desembolsar verdadeiras fortunas por uma espécie de azulão que cante bem. uma verdadeira crueldade com um pássaro tão belo de canto tão esplendoroso. Esse é o reconhecimento dado pelo ser humano aos pássaros canoros de nossa fauna: privação de liberdade.

Cerca de vinte dias após registrar o azulão macho, registramos a fêmea, já em outra localidade, o que nos deixou muito felizes, pois é sinal que estão conseguindo sobreviver, apesar da hostilidade da seca severa que castiga nossa região e a ação perversa dos caçadores.

A fêmea também se apresentou muito tranquila. Sinal de que talvez não esteja sofrendo perseguições humanas.
Também ficamos por vários minutos admirando a prática e a delicadeza da azulão em descascar as sementes de capim para comer.

Feitos os registros, seguimos nosso caminho em busca de mais agradáveis surpresas, que irei dividindo com vocês semanalmente.

Ainda não é uma espécie ameaçada de extinção no Brasil, mas quase não se encontram mais em nossa região devido à ação dos gaioleiros.
Não compre pássaros ilegais. Por mais que você os ache lindos, pense na crueldade que lhe foi feita quando lhe privaram a liberdade. Quem cria pássaros em gaiolas não tem a menor noção de como é prazeroso observar os pássaros livres, voando, cantando, tomando banho e comendo.








Admilson Gomes

Postar um comentário

0 Comentários