Slide

10/recent/ticker-posts

Dicas da Pediatra: Cefaleia (Dor de cabeça) na Infância


As cefaleias são queixas frequentes na Pediatria. Podem ser um sintoma isolado ou estar associado a diversas doenças, como sinusites, resfriados, ...

Predominam nos meninos na idade até 7 anos e nas meninas na adolescência. A enxaqueca é a causa mais comum de cefaleia no consultório e é um distúrbio familiar, caracterizado por crises recorrentes de cefaleias com intensidade, frequência e duração variáveis. Geralmente são unilaterais e com frequência associadas a distúrbios neurológicos. As crises são geralmente mais curtas que nos adultos, ocorrendo com maior frequência.

Consideramos o diagnóstico de enxaqueca em pacientes com cefaleias recorrentes que apresentem pelo menos 3 dos seguintes sintomas:

- náuseas, vômitos ou dor abdominal 
- cefaleia unilateral 
- cefaleia pulsátil
- aura visual, sensitiva ou motora
- desaparecimento dos sintomas após período de sono ou repouso 
- história de enxaqueca nos familiares próximos. 

A enxaqueca costuma permanecer por algumas horas e ser recorrente. A ocorrência de fatores desencadeantes é comum, como determinados alimentos (queijos, chocolate, carnes processadas, alimentos com corantes e conservantes, frutas cítricas, café, coca-cola...), períodos prolongados de jejum, atividade física excessiva, stress, privação de sono, exposição excessiva ao sol, ansiedade, fadiga...

A enxaqueca costuma melhorar com repouso, silêncio, compressas frias e piorar com movimentos e luminosidade. Sintomas como sonolência excessiva, alterações do comportamento, vômitos em jato, despertar noturno com dor, devem ser motivo de levar imediatamente ao médico.

Orientação em caso de Cefaléia:

- evitar os fatores desencadeantes já citados.
- deixar a criança em local sem muita luminosidade, sem barulho, com temperatura agradável. 
- usar o analgésico prescrito pelo seu médico. 

Se não apresentar melhora, ou em caso de piora da queixa, procurar atendimento médico imediato.

Viviane Valença é Médica Pediatra e atende na Clínica Viviane Valença, localizada na Rua Dom Pedro I, Nº 64, Bairro Dona Dom, em Santa Cruz do Capibaribe - PE. Telefone:(81) 3731-4430.

Postar um comentário

0 Comentários