Slide

10/recent/ticker-posts

Governo anuncia 300 novos policiais do BOPE para reforçar segurança em Pernambuco


Trezentos policiais militares serão treinados para reforçar ações de combate à violência e contra o crime organizado no Estado. Os profissionais fazem parte do curso de formação do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), criado no mês passado pelo governo de Pernambuco. A expectativa é de que parte da tropa comece a atuar efetivamente no segundo semestre desse ano.

Hoje pela manhã, o governador Paulo Câmara visitou as instalações da sede do Bope, localizada no Parque do Jiquiá, no Recife. Ao lado do secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, e do comandante da Polícia Militar, Vanildo Maranhão, o chefe do Executivo estadual conferiu de perto o treinamento da corporação. 
"Temos buscado, de todas as formas, trabalhar por um Estado mais seguro, com mais paz. E dentro da estratégia do nosso Plano de Segurança, quando anunciamos um investimento de R$ 290 milhões, estava a criação do BOPE. A gente quer que esse batalhão cada vez mais se consolide e ajude a salvar vidas, que é o nosso grande intuito", comentou Câmara.
A criação do BOPE, que foi efetivada após a aprovação e sanção da Lei que transformou a Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) na atual estrutura, é uma das primeiras ações do Plano de Segurança de Pernambuco, anunciado em abril deste ano. Atualmente, o BOPE conta com 120 homens integrados à sua corporação. 

Dividido em quatro módulos, com duração de quatro meses e meio de aulas teóricas e práticas, o Curso de Formação do BOPE desenvolve desde competências técnicas, como orientações de navegação, montanhismo, trato e conhecimento de animais peçonhentos, explosivos e transposição de obstáculos, até conhecimentos em operações e inteligência em segurança pública. 

Os policiais que fazem parte da unidade passam por um rigoroso teste antes de integrar o batalhão. Além disso, os aprovados realizam uma capacitação com profissionais de alta qualificação no combate ao crime organizado. Entre outras atuações em que a tropa será alocada, estão: negociações com sequestros com reféns; combate ao tráfico de drogas; e operações especiais no meio urbano.

Com informações do Diário de Pernambuco

Postar um comentário

0 Comentários