Slide

10/recent/ticker-posts

Prefeitura de Santa Cruz recontrata Agentes de Endemias enquanto concursados aguardam convocação


Enquanto os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) aprovados no Concurso Público realizado em 2016 pela prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe aguardam a convocação por parte da Secretaria Municipal de Saúde, a gestão municipal preferiu renovar contratos com os Agentes de combate às endemias.

O Concurso foi organizado pelo Consórcio Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE), no dia 14 de fevereiro de 2016, e teve resultado divulgado no dia 2 de maio do mesmo ano. O concurso foi realizado para preenchimento de 60 vagas, sendo 25 para ACS e 35 para ACE.

Alguns aprovados no concurso procuraram o Blog alegando que o município tem a necessidade de ampliar o número de Agentes de Saúde, mas ainda não convocou nenhum dos aprovados e que segue contratando agentes de endemias em vez de convocar os aprovados no concurso.
"O município tem várias áreas descobertas e que necessitam de novos agentes de saúde mas não convoca os aprovados no concurso. A prefeitura prefere fazer contrato com Agentes de Endemias do que convocar nós que fomos aprovados. Certamente há algum acordo com os Agentes de Endemias que foram recontratados, já que os mesmos "trabalharam" como cabos eleitorais para o prefeito durante a campanha. Já está virando rotina esta prática de realizar seleção pública em ano eleitoral dizendo que é para contratação imediata só para enganar as pessoas e depois ficar protelando e só convocar os aprovados no limite do prazo que, diga-se de passagem, é legal, porém imoral". Quem não lembra de um vídeo divulgado no período da campanha onde os agentes de endemias contratados eram forçados a fazerem campanha para o prefeito como forma de garantir mais quatro anos no cargo? desabafou um dos aprovados que preferiu não se identificar.
Em nota divulgada, a Secretaria de Saúde informa que o município conta com 36 profissionais de Endemias contratados, que tiveram seus contratos renovados e informa ainda que "se encontra dentro do prazo legal para convocação" e "vai incorporar os novos servidores dentro do prazo estipulado pela lei". Confira a íntegra da nota a seguir:

Nota 

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que se encontra dentro do prazo legal para convocação dos concursados (até 2018), e por causa da necessidade de continuidade dos trabalhos, os servidores temporários foram recontratados no setor de agente de endemias, pois a cessão dos serviços poderia acarretar na elevação dos índices de infestação.

Atualmente, são 36 profissionais de endemias atuando em toda cidade. Desde já, reiteramos que a prefeitura obedece o tempo legal e vai incorporar os novos servidores dentro do prazo estipulado pela lei”.

Postar um comentário

0 Comentários