Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em destaque: picapauzinho anão


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em uma área de Caatinga e mostra uma ave da espécie conhecida popularmente como  picapauzinho-anão, cujo nome científico é Veniliornis passerinus.

O picapauzinho-anão é uma ave piciforme da família Picidae. De porte pequeno, difícil de se notar. Em Pernambuco é também conhecido pelo nome popular de pica-pau-pequeno.

Se alimentam predominantemente de insetos. Macho e fêmea costumam estar próximos um do outro enquanto procuram alimentos. Costumam explorar troncos, apanhando insetos sob a casca. Assim como outras espécies de pica-paus, o picapauzinho-anão através de pancadas ligeiras, ausculta a árvore para encontrar larvas e/ou besouros ali presentes. Aprecia algumas frutas como manga e abacate.

Vive em áreas abertas, clareiras e bordas de matas secas, caatingas, cerrados, matas de galeria, de várzea e de terra firme. Encontrado também em mata secundária, mata ripária com bambu, mangues e zonas rurais, pastos e campos. Encontrado solitário, aos pares ou em grupos familiares. Muito ariscos, movimentam-se rapidamente pelas copas ao perceberem qualquer movimento estranho. Como os outros pica-paus, escondem-se atrás dos troncos quando percebem uma pessoa, tornando a observação dos detalhes ainda mais difícil. Observáveis em todos os ambientes florestados, atravessam, em rápidos voos ondulados, áreas de campo entre capões ou árvores isoladas. Aparece em locais com arbustos densos.

Do Blog Merece Destaque
Foto: Almir Neves

Postar um comentário

1 Comentários