Slide

10/recent/ticker-posts

A foto em Destaque - Codorna Amarela


A foto em destaque de hoje foi registrada por Almir Neves em área de Caatinga no município de Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco e mostra uma ave da espécie cujo nome científico é Nothura maculosa e é popularmente conhecida como Codorna amarela ou espanta boiada.

Esta ave mede cerca de 23 centímetros e pesa aproximadamente 300 gramas. Suas cores são camufladas, confundindo-a com o ambiente, de forma que é muito difícil de ser vista e fotografada. Todas as suas partes primárias são marrons barradas de amarelo.

Gosta de comer grãos, artrópodes, moluscos e também bagas de frutas caídas no chão. Põe de 7 a 8 ovos, que são cor chocolate-escuro, arroxeados e brilhantes. Eles são postos no chão de campos ou pastagens. Da mesma forma que a perdiz, cabe ao macho a tarefa de incubar os ovos e cuidar dos filhotes. Vive em campos rupestres de altitude, campos ralos e baixos, pastos, culturas de milho, arroz e soja. Aparece em áreas rurais próximas às residências e, se não é importunada, acostuma-se facilmente ao homem. Não penetra nas matas ciliares e cerradões. Às vezes esconde-se em buracos e quando assusta-se, finge-se de morta. A espécie é muito conhecida por permitir uma grande aproximação humana, confiando em sua excelente camuflagem, e levantar voo pesado e barulhento quando o observador encontra-se, muitas vezes, a menos de um metro de distância.

Postar um comentário

1 Comentários