Slide

10/recent/ticker-posts

Chuva forte em Caruaru alaga hospital e ruas, casas são destruídas e carros arrastados pela água

Recepção do HRA, em Caruaru, ficou alagada após chuvas (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Caruaru, no Agreste, registrou uma média de 66 mm de chuva em um período de 24 horas. De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a previsão é de que continue chovendo ao longo do fim de semana na região.

O esperado de chuva para todo o mês de abril era 82,5 mm. Em apenas três horas, choveu 80% deste valor, conforme a Apac disse ao G1.

Ruas do Centro da cidade (veja no vídeo acima) e parte do Hospital Regional do Agreste (HRA) ficaram alagados. Ao G1, o serviço social da unidade de saúde informou que a água invadiu algumas enfermarias e leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

À produção da TV Asa Branca, a Secretaria Estadual de Saúde informou que "não foi necessário realizar a transferência de pacientes para outros serviços de saúde da região. Equipes de manutenção da unidade já realizaram a remoção da água e limpeza dos setores atingidos".

"De forma preventiva, o HRA montou esquema de plantão 24 horas com equipes de manutenção e engenharia por conta da previsão de mais chuvas em Caruaru para este fimde semana", destacou na nota.

No bairro Petrópolis, o muro de uma casa localizada na rua Sanharó caiu. No mesmo local, residências ficaram parcialmente destruídas, um carro foi levado de um lado da rua para outro com a força da água, assim como móveis de um estabelecimento e objetos dos moradores foram arrastados.

Já no bairro Boa Vista I, parte do muro da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Lisboa caiu. Uma árvore também caiu na rua onde a instituição de ensino está localizada. Por e-mail, o G1 solicitou um posicionamento da Secretaria Estadual de Educação, que irá apurar o caso.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, outro caso de desabamento de muro foi registrado no bairro do Salgado, e um desabamento de casa ocorreu no Maurício de Nassau. No Salgado, duas pessoas tiveram ferimentos leves e foram encaminhadas para uma unidade de saúde.

Casas ficaram parcialmente destruídas em uma rua do bairro Petrópolis. (Foto: Magno Wendel/TV Asa Branca).
O que a prefeitura diz?

Em decorrência das fortes chuvas em Caruaru nas últimas horas desta sexta-feira (13), "a prefeitura informou que todas as famílias que tiveram casas danificadas serão atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e, não havendo a possibilidade de relocação para residência de familiares, a Prefeitura Municipal oferece um suporte emergencial".

Em nota, a gestão municipal ainda destacou que qualquer ocorrência, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil Municipal, por meio do número 118.

Alerta

A Apac divulgou, na manhã desta sexta-feira (13), um alerta de chuvas com intensidades de moderadas a ocasionalmente fortes em três regiões de Pernambuco: Zona da Mata Norte, Agreste e Sertão. Com validade de 24 horas, este é o quinto aviso feito pela instituição em uma semana.

Casa ficou destruída no bairro do Salgado (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação).
Parte do muro de uma escola não resistiu à força da água em Caruaru (Foto: Eliaquim Oliveira/TV Asa Branca).

Do G1 Caruaru

Postar um comentário

0 Comentários