Slide

10/recent/ticker-posts

Convite para exposições das Institutas de Calvino


Convido todos a participarem das exposições das Institutas de Calvino, que será realizado na Igreja Presbiteriana do Brasil em Santa Cruz do Capibaribe, PE, todas as quartas-feiras às 20 horas no endereço na avenida Jatobá, nº 143, Centro, próximo a rodoviária. Entrada franca. 

Mas, o que são as Institutas de Calvino? São exposições doutrinárias oriundas do segundo período da Reforma Protestante em que João Calvino propõe apresentar de modo fácil e simples ao seu povo de língua francesa, e especificamente, ao monarca Francisco I as normas que devam reger a religião cristã verdadeira. 

O propósito das Institutas seria capacitar aos leitores entender a própria Escritura, nesse sentido, elas visavam apresentar uma hermenêutica reformada que honrasse o sentido do texto em relação às doutrinas conservadas e conservadas na igreja reformada diante do romanismo da época. As institutas apresenta instrução básica do ponto de vista bíblico. Ela procura remover perante os seus leitores todas as falsas pressuposições racionalistas, moralista, antropocêntricas e idólatras que cegaram todos os homens e suas culturas catequizadas por Roma. 

A estrutura do livro segue o modelo do Credo Apostólico. Calvino começou suas Institutas apresentando o conhecimento de Deus, em segundo lugar, o conhecimento de nós mesmos. Sendo assim Calvino expõe uma estrutura fácil de compreender pelos cristãos, visto que o Credo Apostólico era a base do esboço deste livro, o escritor reformado proporcionou os temas do conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmo.