Slide

10/recent/ticker-posts

Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe participam de importantes eventos em Garanhuns e Belo Jardim


Com o objetivo de buscar conhecimento e especialização para aperfeiçoarem ainda mais o trabalho realizado na Casa José Vieira de Araújo, os vereadores de Santa Cruz do Capibaribe participaram de um série de eventos importantes na última semana, nas cidades de Garanhuns e Belo Jardim. 

Em Garanhuns, entre os dias 24 e 25 de abril, os vereadores participaram de um curso ofertado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco, voltado a temática Câmara Municipal e Vereadores: Funções, Conceitos, Ordenamento Jurídico e Tribunais.

O presidente da Casa, Zé Minhoca (PSDB), destacou que tem se comprometido com o aperfeiçoamento do Legislativo Municipal. “A gente quando assumiu a presidência da Câmara há um ano, focou em um dos nossos objetivos, que é ofertar aos vereadores, tal como aos funcionários, conhecimento. Nada mais adequado do que esses cursos que o Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco ministra para agentes públicos”, disse. 

Na oportunidade, o professor Will Ferreira, analista de Controle Externo do TCE-PE e mestre em Gestão Pública (UFPE), debateu com os vereadores temas como as funções dos vereadores e das câmaras frente ao direito constitucional; noções de direito financeiro e orçamento público; a câmara municipal e o direito administrativo e receitas e despesas do legislativo.

Um dos participantes do curso, o vereador Deomedes Brito (PT) comentou a importância de especialização constante por parte dos atores público. “Sabemos que o vereador é o político mais próximo da população e é importante que a gente esteja a cada dia nos especializando. Eu sempre digo, podemos viver 100 anos, mas sempre precisamos aprender mais e a gente está sempre aprendendo, para poder desenvolver um bom trabalho para Santa Cruz do Capibaribe”, afirmou. 


Na cidade de Belo Jardim, entre os dias 26 e 29 de abril, os vereadores estiveram participando de mais um Congresso de Vereadores e Servidores de Câmaras Municipais organizado pela União dos Vereadores de Pernambuco, que reuniu lideranças políticas de todo os Estado. Na oportunidade, foram proferidas palestras voltadas, por exemplo, ao cenário político brasileiro, as eleições 2018 e reforma eleitoral. 


Para o vereador Irmão Val (SD), um dos presentes no encontro, o momento foi de importante aprendizado. "Participamos da UVP, onde tivemos várias palestras com alguns magistrados e políticos, que vieram ali trazer para os vereadores a forma de legislar. Foi um aprendizado importante para todo o grupo de vereadores que estiveram ali presente", disse.