Slide

10/recent/ticker-posts

Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realiza prestação de contas do primeiro período de 2018


A Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Capibaribe realizou, na última quinta-feira (28), uma Audiência Pública para a apresentação da Prestação de Contas de todas as atividades legislativas e financeiras do primeiro período 2018. Ação tem por objetivo garantir maior transparência e interação da população com os trabalhos do poder Legislativo Municipal. 

A prestação de contas foi iniciada pelo diretor administrativo da Câmara, Carlos Alberto, que explanou sobre os números e ações realizadas pelos vereadores neste primeiro período de 2018. "Todo esse trabalho que apresentamos aqui, é fruto de um trabalho de forma específica de 53 servidores que estão ligados aos gabinetes e a parte administrativa (...), todos eles é que tem contribuído para que esse trabalho possa ser realizado", destacou o mesmo. 

Nestes primeiros seis meses de 2018, já foram analisados na Casa José Vieira de Araújo, 125 projetos de Lei e 19 projetos de Resolução. Além disso, foram apresentados pelos vereadores 276 requerimentos em prol de Santa Cruz do Capibaribe. "Esses números estão disponíveis do site da Câmara e no Portal da Transparência de forma sistemática, além de que a secretaria da Casa, por meio da Mesa Diretora, em todo o momento tem feito com que o trabalho seja o mais transparente possível", disse o diretor. 

Tal como todas as Câmaras de Vereadores do país, a Casa José Vieira de Araújo não possui receita própria, e é mantida com recursos destinados do orçamento do município, denominado de duodécimo. O coordenador de Controle Interno da Casa, Rômulo Renan, apresentou na oportunidade os números relacionados as finanças e investimentos realizados durante os últimos seis meses pelo Poder Legislativo. "O aspecto de nossa prestação de contas tem um caráter voltado para o cidadão comum, de uma forma que todos entendam, e não com aquele aspecto burocrático", afirmou. 

Na oportunidade, Rômulo destacou que a administração da Casa de Lei tem economizado, e só nos últimos seis meses devolveu mais de 300 mil reais aos cofres do município. "Geralmente com essas devoluções, através até mesmo dos requerimentos dos vereadores, poder haver algumas indicações de investimentos com esses recursos", explicou o controlador, que pontuou ainda algumas ações que foram realizadas para o aprimoramento do patrimônio do Legislativo Municipal, a exemplo da manutenção e reformas no prédio da Câmara, e a aquisição de novas cadeiras, uma motocicleta zero Km e um carro zero Km. 

Vereadores - Após a apresentação por parte do setor administrativo da Casa, os vereadores presentes tiveram a oportunidade de apresentaram a imprensa e população, o balanços de suas ações e reivindicações realizadas neste período. 

O vereador Junior Gomes (PSB) parabenizou a gestão do vereador Zé Minhoca (PSDB) a frente da presidência da Casa. "Parabenizo a gestão do presidente Zé Minhoca, parabenizo a mesa diretora, parabenizo a toda a equipe que participa desta Câmara de Vereadores. Para mim, o ápice dos trabalhos da Câmara, é quando a Casa Legislativa oferece ao cidadão o máximo de transparência possível", destacou. 

"Quero parabenizar a todos os funcionários desta Casa, que tem realizado um excelente trabalho, cooperando diariamente com o desenvolvimento desta Câmara de Vereadores (...). Posso dizer, que me sinto orgulhoso de também fazer parte desta Casa de Lei e prestando o meu trabalho com amor e gratidão ao povo de Santa Cruz do Capibaribe", afirmou o vereador Irmão Val (SD). 

O vereador Capilé da Palestina (Podemos), destacou a importância de demonstrar os trabalhos realizados pelos vereadores. "A gente tem que mostrar o que fizemos de produtivo para Santa Cruz do Capibaribe (...). Se a população se interessar, pode nos acompanhar através do gabinete virtual, que diga-se de passagem, é um site muito bem atualizado, onde todos os projetos e requerimentos estão lá", disse. 

A vereadora Jessyca Cavalcanti (PTC) falou do seu compromisso em prestar contas a população. "Temos também o Mandato Conectado, que é a nossa prestação de contas, não só a cada seis meses, mas mensalmente. Na última quarta-feira do mês, a gente vai para as redes sociais, e dialoga com a população, mostrando todo o nosso trabalho, projetos aprovados e direcionamentos que foram feitos. É o nosso compromisso com nossa cidade", destacou. 

O vereador Klemerson Pipoca (PSDB) ratificou a importância da prestação de contas. "Acredito que hoje é um dos dias mais importantes que tem na Câmara Municipal, que é a prestação de contas de cada vereador e da própria Câmara Municipal, dos serviços que estamos prestando a população". 

Ronaldo Pacas (PR) apontou na oportunidade sua marca de participação e presença na reuniões da Casa. "Me sinto muito feliz, em hoje, em mais uma prestação de contas, poder dizer que até agora não faltei a nenhuma reunião. É uma marca da nossa passagem por essa Casa, e temos feito de nosso mandato um verdadeiro sacerdócio", declarou. 

O presidente da Casa, Zé Minhoca, aproveitou a oportunidade para agradecer aos servidores e vereadores que tem contribuído com sua administração. "Hoje, aqui e agora, só me cabe dizer aos funcionários, a todos os assessores parlamentares e em especial ao colegas vereadores, obrigado. Obrigado por terem me ajudado a conduzir esta Casa nestes dezoito meses, porque sem vocês, nada disso seria possível", agradeceu o presidente. 

A audiência atende a Resolução 002/2017, aprovada pelos parlamentares, que determina a Mesa Diretora da Casa realizar a prestação de contas no final de cada semestre. Ainda de acordo com o texto, todas as ações devem ser apresentadas de forma clara e em linguagem acessível a população. 

Qualquer cidadão pode acompanhar os dados apresentados durante a audiência pública ou outras informações realizadas pela Câmara de Vereadores no site www.camarasantacruzdocapibaribe.pe.gov.br. Além disso, podem rever também a prestação de contas no canal da Câmara no YouTube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=DM7iysw8hSY&feature=youtu.be.

Conteúdo enviado pela assessoria

Postar um comentário

0 Comentários