Slide

10/recent/ticker-posts

Governo de Pernambuco monitora chuvas e mantém órgãos estaduais em alerta

De acordo com o governador Paulo Câmara, Estado está atuando em parceria com as prefeituras para minimizar impactos e atender a população.


O Governo de Pernambuco, por meio da Casa Militar e da Secretaria Executiva de Defesa Civil, vem acompanhando as fortes chuvas que atingem grande parte das regiões do Estado desde o último domingo (20.03). O governador Paulo Câmara determinou que todos os órgãos da administração ligados a área se mantenham em permanente alerta para dar suporte aos municípios e oferecer as informações mais atualizadas sobre o clima.

“Infelizmente, a previsão da Apac é de mais chuva forte nas próximas horas, e pedimos que a população, sobretudo quem mora nas áreas de risco, esteja atenta às orientações das prefeituras”, afirmou Paulo Câmara, acrescentando que a Codecipe e o Corpo de Bombeiros estão atuando em parceria com as unidades da Defesa Civil dos municípios para minimizar os impactos e atender as pessoas desalojadas em Camaragibe e São Lourenço da Mata, duas cidades onde já foram registrados incidentes provocados pelas chuvas.

De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Camaragibe registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 24 horas, com 169mm. Já São Lourenço da Mata ficou em 146mm e o Recife registrou 123,34mm. A Defesa Civil de Camaragibe recebeu a informação de que um homem teria caído em um canal, na rua Sidrônio de Andrade Lima, no centro. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas a vítima foi socorrida por populares e conduzida ao hospital Aristeu Chaves, onde veio a falecer. Até o momento, porém, a Defesa Civil não tem informações que confirmem a ligação desse óbito às chuvas dos últimos dias.

De toda forma, o Governo do Estado reforçou que a população deve permanecer em alerta, sobretudo nas áreas de risco, lembrando que após dois dias de chuvas intensas o solo já está encharcado, e com a previsão da Apac de continuidade das chuvas, o risco de deslizamento torna-se maior. A Defesa Civil advertiu que as pessoas evitem áreas alagadas, banhos de rios e córregos, e que os moradores de morros e encostas fiquem atentos e deixem imediatamente o local em caso de movimentações de terras.

A Secretaria Estadual de Saúde suspendeu o atendimento para testagem de Covid-19 no Centro de Convenções, devido às chuvas. A previsão é de retomar as atividades nesta quarta-feira (23.03) Já o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) informou que, até o momento, não foram registradas ocorrências nas rodovias estaduais. A Central de Operações da Codecipe mantém plantão 24 horas por dia e pode ser acionada pelos telefones 199 e 3181-2490.

Postar um comentário

0 Comentários