Foi quando avistei um pássaro avermelhado voando baixo e perto de onde estávamos. Percebi que ele pousou perto de nós, mas estava entre muitos galhos e não foi possível avistá-lo de imediato. Foi quando ele fez outro voo curto, pousando bem agarradinho ao tronco de uma árvore. A princípio, achei que se tratava de alguma espécie de pica-pau, pois era curioso o modo que ele se agarra e bica no tronco das árvores.
Fizemos os registros que foram possíveis, pois apesar dele ter se movido ao ponto de ser avistado, ainda estava emmeio a alguns galhos.
Ao chegar em casa e pesquisar a espécie na internet, foi que verifiquei que não era nenhum pica-pau e sim um arapaçu-de-cerrado, ave comum em nossa região.
A segunda vez que avistei a espécie, estava em companhia de meu filho, Almir e de Arnaldo Vitorino, que nos guiava através das inúmeras chácaras que ele conhece na região.
Tive a oportunidade de melhorar o meu registro pessoal da espécie, conseguindo imagens sem nenhum obstáculo à frente do arapaçu.
O sol estava escaldante, mas proporcionou uma excelente iluminação para o registro.
Admilson Gomes
Redes Sociais