Uma cidade que virou referência ao longo dos anos como cidade pujante, acolhedora e empreendedora, Santa Cruz do Capibaribe ficou conhecida nacionalmente como a Capital da Sulanca, a terra das confecções, mas ultimamente a cidade tem se destacado de forma negativa.
Em conversas recentes com pessoas que vêm de outras cidades para fazer compras no polo de confecções, constatei que a maioria dessas pessoas veem Santa Cruz hoje como uma cidade feia devido, principalmente, aos esgotos a céu aberto e lixo jogado nas ruas, esburacada e violenta.
A cidade ainda é vista como um grande centro de compras, mas a falta de investimentos na infraestrutura e na segurança para receber os clientes tem feito com que muita gente deixe de vir fazer suas compras aqui.
Clientes paraibanos que vêm comprar em Santa Cruz compararam a cidade com outras cidades muito menores do estado da Paraíba e disseram que é uma vergonha que o acesso a uma cidade grande e importante como Santa Cruz esteja tão esburacado. "Na Paraíba isso não aconteceria, lá ainda tem um governador, mas em Pernambuco parece que não tem", ironizou um paraibano com quem conversei.
![]() |
Quem chega a Santa Cruz hoje se revolta com quantidade de buracos na PE-160. Fotos: Almir Neves/arquivo. |
Falta de representatividade política em Santa Cruz do Capibaribe ou o governo do estado virou as costas para o município de vez?
A situação da PE-160 é lastimável com tantos buracos existentes, principalmente no perímetro urbano de Santa Cruz, o que tem dificultado muito o trajeto entre a entrada da cidade e o Moda Center Santa Cruz. Em várias ruas da cidade também não falta buracos. Além disso, o medo da violência tem sido outro problema que faz com que compradores deixem de vir a Santa Cruz.
Enquanto a população sofre com tudo isso, os políticos parecem que estão mais preocupados com as alianças políticas para as eleições 2018.
A forma como as pessoas têm visto nossa cidade precisa servir de alerta para que melhorias aconteçam e Santa Cruz volte a se destacar apenas de forma positiva como uma das principais cidades do polo de confecções e que os compradores do nosso produto possam vir aqui sem os sentimentos de revolta com estradas péssimas e medo da violência.
Por Almir Neves
Redes Sociais