Slide

10/recent/ticker-posts

Fenômeno que pode ser sinal de muita chuva é visto em Santa Cruz do Capibaribe

Halo solar. Foto: Almir Neves/Blog Merece Destaque. 

O fenômeno conhecido como Halo Solar que é formado pelo reflexo da luz do sol em cristais de gelo, ocorreu na manhã desta quinta-feira, 13 de janeiro em Santa Cruz do Capibaribe e região.

O editor do Blog Merece Destaque, Almir Neves, registrou imagens do Halo Solar que cria um anel de luz em volta do sol, semelhante a um arco íris. O fenômeno foi o assunto nas redes sociais.

Sobre o fenômeno:

O fenômeno se chama "halo solar" e não é muito diferente de um arco-íris. A coroa aparece no céu quando a luz do Sol é refletida e refratada por cristais de gelo na atmosfera - repare que o desenho surge próximo a camadas de nuvens.

Como a luz branca contém, potencialmente, todas as demais cores, a sua incidência nos cristais produz um caleidoscópio cromático que brilha de 5 km a 10 km acima de nós, na troposfera superior. Em outras palavras, os cristais funcionam como espelhos e prismas, "filtrando" diferentes comprimentos de onda (cores) das ondas luminosas solares.

Os cristais são formados em razão da diferença de temperatura entre o dia e a noite, podendo ser observados mesmo sob a luz da Lua. E atenção: um fenômeno como esse é um grande aliado dos meteorologistas, já que ocorre nas nuvens cirrostratus, que servem para prever a aproximação de um sistema frontal - ou seja, pode vir chuva por aí.

Postar um comentário

0 Comentários