Slide

10/recent/ticker-posts

Patrulha Ambiental resgata mais um animal silvestre em risco em Santa Cruz do Capibaribe


Mais um animal silvestre apareceu na área urbana de Santa Cruz do Capibaribe e foi resgatado pela Patrulha Ambiental na noite desta sexta-feira, 1° de julho.


O animal popularmente conhecido como timbu cujo nome científico é Didelphis albiventris estava próximo  a residências no Loteamento Dona Lica II, onde cães estavam tentando matá-lo e ele se abrigou sobre um caixa de padrão elétrico fixada em um poste.


A moradora da residência entrou em contato com o diretor deste blog, o qual acionou a Patrulha Ambiental que através do sub-inspetor Magalhães fez o resgate do animal, o qual será reintroduzido na natureza em local adequado para sua sobrevivência. 

O Didelphis albiventris é um marsupial da família Didelphidae. Em Recife é popularmente conhecido como timbu e é mascote de um famoso time de futebol da cidade. Em outras regiões do Brasil possui outros nomes, como gambá, saruê, cassaco e mucura. Em artigos científicos é denominado como gambá-de-orelhas-brancas e é considerado como um pequeno mamífero. São bons escaladores de árvores e são generalistas oportunistas, podendo se alimentar de frutos, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, insetos e restos de comida deixados por seres humanos. São animais bem adaptados a ambientes urbanizados.

O timbu é um animal solitário e apresenta hábitos noturnos. É inofensivo se deixado em paz. Se acuado, ele abre a boca e emite um som rouco e agudo, mas muito raramente atacará uma pessoa. É comum encontrar timbus dentro de casas e apartamentos. Exímios predadores de escorpiões, os timbus podem exercer um papel ecológico importante no controle populacional destes animais em ambientes urbanos.

Postar um comentário

0 Comentários