Economista orienta como melhor utilizar a restituição do Imposto de Renda

A consulta está disponível pela Internet a partir das 10 horas - Imagem: Envato.

Nesta sexta-feira (29), será liberado o quarto lote de restituição do Imposto de Renda (IR). A consulta estará disponível aos contribuintes a partir das 10h, pelo endereço: www.restituicao.receita.fazenda.gov.br. Terão prioridade na fila da restituição idosos com 80 anos ou mais Idosos acima de 60 anos, pessoas com deficiência e contribuintes com doenças graves. Quem não foi contemplado neste lote, o próximo e último será no dia 30 de setembro.

Dicas para débitos

O economista e professor do curso de Administração do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), Alex Roberto, orienta como melhor aplicar os recursos da restituição. Segundo ele, é possível saldar dívidas, tanto as de maior quanto as de menor valor. Principalmente as que envolvem cheque especial e empréstimos. Além disso, é fundamental analisar as despesas fixas para identificar áreas onde seja possível otimizar os gastos.

Dívidas de final de ano

Com a aproximação do final do ano, Alex também recomenda utilizar a restituição do Imposto de Renda para pagar despesas sazonais como materiais escolares e matrículas do próximo ano. Ou outras despesas previstas, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Aprimoramento profissional

Fazer cursos para adquirir conhecimentos ao seu desenvolvimento profissional pode também ser um destino favorável para sua restituição. De acordo com o economista, esse investimento pode melhorar suas qualificações e aumentar suas chances de crescimento na carreira.

Investimento

Caso deseje investir, há opções como Certificados de Depósito Bancário (CDBs) ou fundos de investimento e Tesouro Direto. É possível ainda diversificar alternativamente, distribuindo-os entre CDBs, fundos de investimento, Letras de Crédito Imobiliário (LCIs) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs).