Slide

10/recent/ticker-posts

Transplante de intestino será feito em São Paulo

O Sistema Único de Saúde vai pagar por transplantes de intestino. A cirurgia, que não é feita no País por causa do alto custo e da alta complexidade, foi autorizada pelo Ministério da Saúde e deve começar a ser feita pelo Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo como projeto-piloto nos próximos meses.

Além do HC, outros centros especializados já demonstraram interesse na cirurgia. Todos eles ficam no estado de São Paulo, mas a pasta da Saúde não divulga quais são porque os protocolos ainda estão em negociação.

Um dos pontos que estão em debate é o valor do procedimento. Nos Estados Unidos a cirurgia custa, em reais, R$ 200 mil. No Brasil, o valor deve ser um pouco menor porque a remuneração dos médicos é mais baixa. O Ministério estima que o valor será, em média, o triplo do gasto na cirurgia de fígado, que até agora era considerado um dos mais complexos feitos no país. O custo do transplante de fígado pelo SUS ficou em R$ 53.806,28, em 2008, de acordo com o Ministério da Saúde.

O intestino é o órgão responsável pela absorção das substâncias nutritivas resultantes da digestão de grandes moléculas orgânicas ingeridas pelo animal. Quando ele para de funcionar, os pacientes deixam de comer normalmente e têm de receber nutrição especial, por meio de soluções de nutrientes administradas pela veia.

Postar um comentário

0 Comentários