Slide

10/recent/ticker-posts

Estado da Paraíba tem déficit de 120 mil casas

Em bairros pobres famílias moram em residências de pouca estrutura e ficam mais expostas a riscos A moradora da comunidade do Riachinho, no bairro Treze de Maio, Elza Barros, 34, por pouco não teve a casa atingida pelas chuvas de verão, mas viu diversos vizinhos terem as casas praticamente submersas devido ao volume d'água que subiu do leito do rio, invadindo as casas de aproximadamente 70 famílias. Morando com o esposo e a filha de seis anos num vão onde fica um quarto, a cozinha e o banheiro, a dona de casa espera ser contemplada pelo programa federal Minha Casa Minha Vida, em que está cadastrada há um ano. A inscrição no programa habitacional é um sonho para que a família possa ter melhores condições de moradia, pois atualmente o local em que reside é considerado uma das principais áreas de risco de João Pessoa, de acordo com a Defesa Civil.

Mas, a realidade que acomete a família da dona de casa não é uma exclusividade pessoal. O déficit habitacional em todo o Estado da Paraíba chega a 120 mil casas, e somente no município de João Pessoa esse número levantado é de 25 mil habitações, conforme apontaram a Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap) e a Secretaria Municipal de Habitação (Semhab) de João Pessoa, respectivamente. A perspectiva dos órgãos que tratam da política habitacional é de que, esse ano, a prefeitura possa entregar cinco mil casas que estão em obras, e de que o estado inicie a construção de mais oito mil residencias, contemplando as cidades de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Mamanguape, além da capital.

Quando Dona Elza Barros fez o cadastro no programa, ela optou por três áreas para concorrer a uma das casas entregues pela prefeitura: Ilha do Bispo, Alto do Mateus e Cristo. "Fiz o cadastro há um ano e acredito que uma nova moradia poderia ajudar muito, pois a minha filha tem um problema no coração e fica difícil para ela subir essa ladeira", diz, apontando para a Rua Erivan Wagner Costa, que consiste numa via estreita e inclinada, com um difícil acesso as casas que ficam na descida da via. "Estou precisando mesmo é sair daqui", conclui.

A questão do déficit habitacional não reflete apenas os contrastes sociais de um município, mas aponta consequências diretas condições de saúde da população.

Postar um comentário

0 Comentários