Slide

10/recent/ticker-posts

Brasileiros estão menos endividados, aponta Ipea

Os brasileiros estão menos endividados. Estimativa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) aponta que 73,4 milhões de brasileiros não têm dívidas, o que representa 50,6% da população com mais de 16 anos. Há seis meses, 66 milhões de pessoas não tinham qualquer endividamento.


Por outro lado, 71,6 milhões têm alguma dívida. Há seis meses, eram 79 milhões de pessoas com algum tipo de conta pendente.

A constatação é baseada em pesquisa feita em 3.810 domicílios de todo o país, em 214 municípios. Essa projeção é feita a partir das respostas dadas pelos entrevistados.

O levantamento mostrou o brasileiro mais otimista em relação à condição financeira futura do país. Para 64% dos brasileiros, a situação econômica do país vai melhorar. Há seis meses, essa proporção não passava de 58%.

A maior parte dos brasileiros avalia ainda que a situação financeira de sua família melhorou, se comparada a um ano atrás. Para 76,8%, essa condição, atualmente, avançou.

"A expectativa sobre a economia, por parte dos brasileiros, vem crescendo, apesar de o governo implementar medidas para segurar o crescimento da economia, como o aumento de juros e o corte de gastos públicos", afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.

As mulheres se mostraram mais pessimistas. Para 62,7% das entrevistadas, a situação do país vai melhorar nos próximos 12 meses. Entre os homens, o otimismo chega a 66,4% dos consultados.

Postar um comentário

0 Comentários