Slide

10/recent/ticker-posts

Decisão do STF favorável aos suplentes da coligação muda composição da Alepe


Os deputados Augusto César, José Maurício, José Humberto foram beneficiados pela decisão; última vaga ficará com Esmeraldo Santos ou Ossésio Silva

Fonte: pe360graus.com

Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo
A decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre quem deve ocupar as vagas dos parlamentares licenciados vai mudar a composição da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nos próximos dias. É que, em votação realizada na noite da última quarta-feira (27), o STF definiu que são os suplentes das coligações, e não os dos partidos, que devem assumir no lugar dos parlamentares que se afastaram do cargo.

Com isso, deixam a Assembleia os deputados estaduais Manoel Ferreira (PR), Ciro Coelho (PSB), Sebastião Rufino (PSB) e Oscar Barreto (PT). As vagas desses parlamentares serão ocupadas por Augusto César (PTB), José Maurício (PP), José Humberto (PTB). O último posto ficará com Esmeraldo Santos (PR) ou Ossésio Silva (PRB).

“A conversa que nós tivemos com o presidente Guilherme Uchoa foi no sentido de que ele entendeu também que o direito passa a ser, a partir desse momento, dos deputados da coligação. Então, certamente, os outros deputados que assumiram deverão sair e aí, eu tenho a convicção que vou assumir na terça-feira”, explicou Augusto César, primeiro suplente da coligação Frente Popular/PE.

Esmeraldo Santos, que foi impugnado por causa da Lei da Ficha Limpa, pode assumir a vaga se seus votos forem validados. É que o STF anulou os efeitos da Ficha Limpa para as eleições de 2010. 

O presidente da Alepe, Guilherme Uchôa, disse que não vai se pronunciar antes de se reunir com os integrantes da Mesa Diretora. A reunião está marcada para as 10h da próxima segunda-feira (2). Nesse encontro, será definido a partir de quando a decisão do STF começa a valer. 

“Não tem mais para onde recorrer porque foi o Supremo Tribunal Federal que deu a decisão. Então, não adianta recorrer para passar dez ou 15 dias na Assembleia Legislativa para haver um desgaste da própria casa como também da mesa diretora, que poderá ser desgastada. Quem entra na política já está propenso a estes tropeços”, destacou o deputado estadual Manoel Ferreira (PR).

Postar um comentário

0 Comentários