Após 33 sessões de radioterapia, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concluiu nesta sexta-feira (17) o tratamento contra o câncer de laringe e deixou o Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.
De acordo com o hospital, onde ele estava internado desde sábado passado (11), Lula deve aproveitar o fim de semana para descansar em seu apartamento, que fica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, “onde receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica”.
Em um boletim médico divulgado às 16h45, o Sírio-Libanês informou, além disso, que o ex-presidente fará exames de reavaliação do tratamento oncológico entre quatro e seis semanas.
De carro, Lula deixou o hospital às 16h50 por uma porta lateral e não conversou com a imprensa.
Ainda segundo o Sírio, os médicos recomendaram a ele que “não participe do desfile carnavalesco”. Desta forma, o ex-presidente provavelmente não estará presente no desfile da Gaviões da Fiel, escola de samba da torcida do Corinthians que o homenageia neste ano. A Gaviões cruzará o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, na madrugada de domingo (19).
Antes de completar as 33 sessões de radioterapia, última etapa do tratamento para combater o câncer, Lula havia feito quimioterapia.
Ele foi internado no sábado após se queixar de fadiga. Por causa da radioterapia, que consiste na aplicação de radiação no local do tumor, o ex-presidente teve uma inflamação na mucosa da laringe e do esôfago. Por isso, vinha tendo dificuldade para se alimentar.
Lula, que tem 66 anos, descobriu que estava com câncer no fim de outubro. Quando foi diagnosticado, o tumor tinha entre dois e três centímetros de diâmetro e estava em nível intermediário. Já naquele momento, os médicos afirmaram que as chances de cura eram boas.
O ex-presidente iniciou imediatamente a quimioterapia. Foram três ciclos até o fim do ano. Em janeiro, começou a fazer sessões diárias de radioterapia, sempre entre segunda e sexta-feira.
O último exame detalhado realizado por Lula, em dezembro, antes de iniciar a radioterapia, apontou que o tumor havia sido reduzido em 75%.
Leia a íntegra do boletim divulgado pelo Sírio-Libanês:
“O ex-presidente da República, Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, concluiu hoje, conforme planejado, o tratamento radio-quimioterápico.
Teve alta hospitalar e realizará o processo de recuperação em sua residência, onde receberá assistência fonoaudiológica e fisioterápica. Exames de reavaliação do tratamento oncológico deverão ocorrer entre quatro e seis semanas.
Os médicos recomendaram ao paciente que permaneça em repouso neste final de semana e não participe do desfile carnavalesco.
O paciente continuará sendo assistido pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, João Luís Fernandes da Silva e Cláudia Cozer.”
(Fonte R7)
Redes Sociais