Slide

10/recent/ticker-posts

Saiba o que acontece com o perfil nas redes sociais de uma pessoa já falecida

Em agosto de 2011, Mari Viana, empresária, perdeu o marido E. Viana em um acidente de moto numa rodovia próxima à cidade de Pato Branco (Paraná), onde moravam. Apaixonado por motos, ele mantinha um blog sobre suas viagens na web e diversos perfis em redes sociais. Após o acidente, Mari teve que decidir o que fazer com os perfis do marido na web. “Eu queria manter, porque ele conheceu muita gente na internet por conta do blog”, diz ela.

No entanto, Mari se incomodava porque o perfil de Viana no Facebook continuava sendo sugerido como amigo para novos usuários, que acabavam por enviar solicitações de amizade. “É constrangedor. Você tem que repetir a história para todas as pessoas”, diz Mari.

Por meio de uma pesquisa na web, ela descobriu que poderia transformar o perfil dele em um memorial, tornando a página acessível apenas para os amigos já aceitos. “Foi muito fácil e eles me responderam em dois dias.”

Desde 2009, o Facebook permite que os parentes e amigos de usuários falecidos preservem sua página para que mensagens de carinho possam ser deixadas pelos amigos. “O mural permanece intacto para que os amigos e parentes possam deixar publicações em memória do usuário, mas somente amigos confirmados podem localizar o perfil na busca”, explica o Facebook em comunicado.

O único problema, segundo Mari, é que, depois que vira memorial, o perfil não pode ser alterado, mesmo se o usuário tiver a senha da pessoa falecida. “Antes de tornar um memorial, às vezes eu acessava a página para apagar algum comentário inconveniente publicado, mas depois meu acesso foi bloqueado”, diz Mari. Com mais de 800 milhões de usuários cadastrados em todo o mundo, o Facebook é uma das redes sociais preferidas dos internautas para compartilhar fotos e atualizações com seus amigos. Como parentes e amigos nem sempre querem manter o perfil de uma pessoa falecida no ar, também é possível notificar a rede social para que o perfil seja cancelado. Para isso, basta preencher um formulário por meio do site.

Perfis esquecidos

É incomum, no entanto, que os usuários passem a senha de acesso às redes sociais em vida para amigos e parentes, com medo de ter sua privacidade invadida. Por conta disso, grande parte dos perfis acabam abandonados. Foi o caso do perfil da irmã de Debora Della no Orkut. Após a morte da irmã, em setembro de 2006, Debora tentou várias vezes cancelar o perfil na rede social, sem sucesso. “Não era o desejo da minha família manter o perfil dela, mas ficou no ar, porque não consegui entrar em contato com o Orkut. Isso é uma falha do serviço”, diz Debora.

Segundo o Google, empresa que mantém o Orkut, existe um formulário online, por onde qualquer pessoa pode notificar a morte de um usuário. Ao contrário do Facebook, não há a opção de transformar o perfil em um memorial. “Os familiares amigos podem manter a conta ativa, caso queiram”, diz o Google, em comunicado. Neste caso, no entanto, é preciso ter a senha cadastrada.

No caso do Google+, nova rede social do Google, não há um formulário para comunicar a morte de um usuário. Segundo o Google, o perfil na rede social - assim como a conta única do usuário no Google e os serviços associados a ela – continuam ativos por nove meses. Em caso de inatividade neste período, o sistema exclui o perfil automaticamente. Twitter e Linkedin também oferecem formulários para solicitar a exclusão do perfil de uma pessoa falecida.

fonte: IG

Postar um comentário

0 Comentários