Slide

10/recent/ticker-posts

Eleitor aprova governo Dilma, mas, hoje, quer Lula em 2014

Pesquisa Datafolha publicada na edição do domingo 22 do jornal Folha de S.Paulo mostra que governo bate mais um recorde de popularidade, com 64% de julgamentos ótimo/bom; quando a pergunta foi "Quem deve ser o candidato do PT a presidente", porém, 57% marcara Lula e 32%.

Essa é uma das conclusões a que se pode chegar pelos resultados da pesquisa Datafolha publicada na edição do domingo 22 do jornal Folha de S. Paulo, que começou a circular neste sábado 21.

O governo Dilma quebrou mais um recorde de popularidade, alcançando 64% na classificação ótimo/bom, contra 59% obtidos no levantamento anterior, feito entre os dias 18 e 19 de janeiro.

Lula e Dilma - Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula.
Quando os entrevistados foram perguntados sobre quem deve ser o candidato do PT a presidente da República em 2014, porém, o nome que sobressai é o de Lula. Ele conquistou 57% de respostas nessa questão, contra 32% para Dilma.

“A presidente Dilma vem tendo curva crescente de popularidade e pode reduzir essa desvantagem em relação a Lula se mantiver essa trajetória”, disse o diretor do Datafolha Mauro Paulino ao jornalista Fernando Rodrigues, autor da matéria sobre a pesquisa.
Em alguns extratos da pesquisa, Dilma não apenas se aproxima, como chega a superar Lula nas manifestações pró-candidatura petista para 2014.

A Folha destaca que, entre os eleitores com renda acima de dez salários mínimos, Dilma marcou 48% contra 45% para Lula. Nos eleitores que têm escolaridade de nível superior, 42% defendem a reeleição da presidente, enquanto 41% disseram preferir Lula. No placar geral, entretanto, Lula abre 25 pontos porcentuais de vantagem
.
Num hipotético cenário de segundo turno eleitoral contra José Serra, do PSDB, o mesmo a quem enfrentou em 2010, Dilma, hoje, daria um banho, vencendo, segundo o levantamento do Datafolha, por 69% a 21% -- no resultado final de 2010, ela obteve 56,05% contra 43,95% de Serra.

Quando a avaliação do governo Dilma foi feita apenas por eleitores que votaram em Serra nas últimas eleições, também nesse caso a presidente, como se diz popularmente, se deu bem. Nesse universo, ela obteve 52% de avaliação ótima ou boa para o seu governo. Dilma é aprovada, hoje, por 60% dos eleitores que se dizem simpatizantes do PSDB.

Postar um comentário

0 Comentários