Slide

10/recent/ticker-posts

Governo Incentivará Orgânicos


BRASÍLIA - O governo anuncia nas próximas semanas medidas para estimular a produção de alimentos orgânicos, mercado que movimenta mais de R$ 100 bilhões no mundo. O foco do plano é alavancar a produção nacional de orgânicos e tornar a agricultura tradicional brasileira mais sustentável. Para isso, o Executivo vai ampliar o volume de crédito disponível, reduzir juros, estimular o desenvolvimento de tecnologia e atrair novos consumidores. Um dos desafios é intensificar a cultura do consumo e reduzir o preço nas gôndolas de supermercado, em média 30% mais altos, segundo dados da Associação Brasileira de Orgânicos, a Brasilbio.

A reportagem teve acesso a detalhes da proposta em discussão pelo governo. Serão ampliados os limites de financiamento com juros mais baixos e fixados prazos mais longos de pagamento. Uma das linhas permitirá empréstimos de até R$ 1 milhão por produtor com taxa anual de 6,75%. Os ministérios da Agricultura e da Ciência e Tecnologia também anunciarão mais investimento em pesquisa. 

O governo quer, ainda, ampliar os bancos de sementes no País. A meta é passar dos 300 atuais para 800 até 2015. O volume total de recursos para bancar a política nacional ainda não foi definido, mas a intenção do governo é fechar o programa a tempo de ele poder ser anunciado pela presidente Dilma Rousseff durante a conferência Rio+20, na segunda quinzena de junho.

No Brasil, a produção de orgânicos tem crescido, mas ainda engatinha. Hoje, há cerca de 15 mil produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura, número considerado muito baixo ante o dado mundial de 1,6 milhão. Na Índia, há mais de 400 mil produtores. Em área, a Argentina está bem à frente do Brasil. O vizinho produz mais de 4 milhões de hectares, ante 1,5 milhão no Brasil.

Fonte: Folhapress 

Postar um comentário

0 Comentários