Slide

10/recent/ticker-posts

Projeto que promete transporte coletivo no Rio Capibaribe é lançado pelo governo do estado

Será publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (26) o edital de licitação para a dragagem [escavação] do Rio Capibaribe, assinado nesta quarta (25), pelo governador de Pernambuco, Eduardo Campos. A obra vai tornar o manancial navegável na Região Metropolitana do Recife e viabilizar o transporte coletivo por meio de embarcações. A assinatura ocorreu na sede provisória do governo estadual, no Centro de Convenções, em Olinda. O serviço deve começar no próximo mês de outubro e ficar pronto em abril de 2014.

O edital é para a dragagem de 17 quilômetros do rio, das proximidades da BR-101, passando pelos bairros Parque Santana (Casa Forte/Poço da Panela), Torre, Derby, área central do Recife e Tacaruna, que fica na divisa entre Recife e Olinda. O trabalho vai remover restrições existentes à navegação, como lixo e escombros de antigas construções. O material contaminado (com metais pesados e esgoto, entre outros) retirado do rio será destinado a um aterro sanitário licenciado em Igarassu, no Grande Recife. O que não for contaminado será lançado para o bota-fora oceânico.

Será necessário suprimir parte da vegetação que margeia o rio, nos locais onde serão construídas as sete estações de embarque e desembarque, com cerca de 420m. O espaço será climatizado, com lojas comerciais, área de circulação e espera, guichês de emissão de passagem, banheiros, estacionamento e bicicletário.

A licitação das estações ocorrerá em outubro deste ano. As paradas ficarão na Rua do Sol, em frente aos Correios; Tacaruna; próximo ao metrô no centro do Recife; Derby; Torre; Santana; e Apipucos, já na BR-101. "Será preciso fazer um estudo de compensação ambiental para minimizar o impacto da retirada da vegetação", disse o secretário das Cidades, Danilo Cabral.

Batizado de "Rios da Gente", o projeto está orçado em R$ 289 milhões - o governo estadual entrará com dois terços da verba e o governo federal, com o restante. A ideia é viabilizar a navegabilidade de 13,9 quilômetros do Rio Capibaribe, utilizando embarcações adequadas ao transporte de massa.

"[O projeto] É uma ação estratégica para garantir uma mobilidade urbana sustentável, com inclusão social e ambiental, que se soma a outras ações, como os corredores e os terminais integrados, além do que observam todas as premissas do PDTU [Plano Diretor de Transportes Urbanos da Região Metropolitana do Recife]", completou o secretário.

Uma passagem para ônibus e barco
A hidrovia terá duas rotas: a Oeste, com 11 quilômetros de extensão, que vai da BR-101 ao Centro do Recife; e a Norte, com 2,9 quilômetros de extensão, que vai do Centro do Recife às proximidades do Tacaruna, em Olinda. O transporte pelo rio, que será feito por meio de 12 embarcações, será integrado com o Sistema Estrutural Integrado (SEI).

Desta forma, só com uma passagem de ônibus para ir e outra para voltar, o passageiro poderá acessar o barco, sem precisar pagar novamente. A previsão é de que as embarcações transportem cerca de 335 mil pessoas por mês, realizando 156 viagens por dia.

A gestão das embarcações será por concessão pública, via licitação, que deve ocorrer em 2013. Cada barco terá que levar 86 passageiros sentados e deverão ser climatizados e acessíveis para pessoas com deficiência.

Preservação do Rio Capibaribe
Com a implantação do novo sistema de transporte, segundo o governo, será feito o monitoramento da qualidade de suas águas. A dragagem dos canais do manancial vão frear o assoreamento (acúmulo de sedimento) em trechos do rio. "Recentemente, nós conseguimos recurso para sanear as oito cidades que mais poluem o Capibaribe, onde ele nasce. Estamos felizes em ajudar a cuidar desse símbolo da cidade", disse o governador, Eduardo Campos.

O Estudo de Impacto Ambiental (EIA), com o seu respectivo relatório, foi feito pela Caruso JR Estudos Ambientais & Engenharia Ltda. O material está sendo avaliado pela Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), para que seja feito o licenciamento ambiental.

Após a verificação da CPRH, será lançado um aviso sobre a audiência pública do projeto, que deve ocorrer no próximo mês de setembro. Na ocasião, serão apresentados os detalhes da intervenção e seus efeitos ambientais, colhendo sugestões dos participantes.

O Rio Capibaribe nasce na Serra de Jacarará, no município de Poção. Antes de desaguar no Oceano Atlântico, passa pelo centro do Recife, influenciando mais de 50 cidades. Ao todo, possui 240 quilômetros de extensão.


Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários