Slide

10/recent/ticker-posts

Governo de Pernambuco investe no mercado de geração de energia eólica


Pernambuco pretende investir na produção de equipamentos para a indústria da energia eólica, aquela gerada pela força dos ventos. Atento ao crescimento desse setor – implantado no Brasil em 1992 – o governo do estado decidiu atrair investidores e tratou do assunto nesta segunda-feira (27), em reunião com representantes do setor em Suape, no Litoral Sul.

De acordo com dados de uma empresa especialista em pesquisa energética, o Brasil ocupa, hoje, o 21° lugar no ranking dos países produtores de energia eólica, com 71 usinas, sendo 41 delas no Nordeste. Atualmente, o Rio Grande do Norte é um dos estados que mais crescem na área, com dez parques eólicos e a expectativa da instalação de mais 30, até 2014.

Em Suape, duas empresas do setor de energia eólica se encontram em atividade. A expectativa é de que até o final de 2013 quatro indústrias estejam funcionando. Mas, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Eólica, Pedro Cavalcanti, o crescimento não deve parar por aí: “É um dos poucos estados que possui hoje toda a cadeia produtiva, no caso, os principais componentes do gerador, que são as torres metálicas, as naceles e as pás”.

Durante o encontro desta segunda-feira, Pernambuco foi apresentado como a melhor opção de investimento. Suape foi o local escolhido para receber as novas empresas, com investimento de mais de R$ 200 milhões nesse segmento, por parte do governo do estado.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Frederico Amâncio, comentou a iniciativa: “Nos próximos anos, o mercado de geração de energia eólica no Brasil vai aumentar mais de dez vezes. Com isso nós temos muitas empresas estrangeiras chegando ao País e procurando um local para a implantação dos seus empreendimentos. Nesse sentido, o objetivo do estado de Pernambuco, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da própria Suape é atrair para o entorno não só os grandes produtores de energia eólica, mas também os pequenos produtores, que são os fornecedores, criando toda uma cadeia de equipamentos no setor. Nosso objetivo é tornar Pernambuco o principal polo de produção de equipamentos do Brasil”.

Postar um comentário

0 Comentários