Slide

10/recent/ticker-posts

Lula participa de comício em Feira de Santana na Bahia


Em comício na manhã deste sábado (15) em Feira de Santana (BA), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou boné do MST, atacou os coronéis, pediu renovação na política, mas ignorou o tema do mensalão, focando toda a sua fala na disputa pela prefeitura da cidade do interior baiano.

Parte dos 19 minutos de discurso de Lula foram dedicados a críticas aos adversários do candidato petista na cidade, o deputado estadual Zé Neto.

"A direção nacional do PT não queria que eu viesse a Feira pela desvantagem do Zé Neto [o candidato do partido tinha 8% das intenções de voto, ante 76% de José Ronaldo, do DEM, na única pesquisa Ibope em Feira, divulgada há um mês]. Praticamente vetou", disse Lula.

"Mas esse galego aqui (Jaques Wagner, governador da Bahia) disse que era importante. Então, era uma dívida de gratidão", completou.

Disse também que "já teve muito coronel governando essa cidade. Muito manda-chuva governando essa cidade. É hora de um companheiro novo como o Zé Neto".

E finalizou: "O Brasil esperou 500 anos para ter um presidente da República que saísse da classe operária, que conhecesse o sentimento do povo mais pobre deste país. É por isso que o mundo inteiro reconhece que em nenhum país aconteceu, em tão pouco tempo, a ascensão social que aconteceu aqui".

Apesar da presença de Lula na segunda maior cidade da Bahia, que tem cerca de 600 mil habitantes, a Estação da Música, onde ocorreu o comício, ficou longe de lotar. Marcado para as 10h, o evento começou com 1 hora e 40 minutos de atraso.

O ex-presidente disse que iria ainda a outros dois comícios hoje, em São Paulo. 

"Embora o câncer já tenha desaparecido, eu tenho um edema na garganta e não posso falar muito, porque está muito inchada ainda, toda hora tenho que beber água", justificou-se.

Presente ao comício, o governador baiano Jaques Wagner (PT) também criticou o adversário do DEM e bateu na tecla do "alinhamento" para pedir voto a Zé Neto.

"Vocês já viram mais do mesmo por 12 anos [período em que José Ronaldo esteve direta ou indiretamente na prefeitura feirense]. Agora, vocês precisam se alinhar ao governo e à Presidência."

"Eu não olho para o partido do prefeito, mas é claro que a obra chega mais rápido quando tem um prefeito que pensa como eu", completou.

Wagner também afirmou ter uma pesquisa interna do PT que mostra uma redução da desvantagem para o DEM em Feira. "Ele já caiu de 70% para 30%. Nós temos que tirar 10% daqui até o dia 7. De dez em dez, vamos tirar a diferença. E, no segundo turno, vai ser ainda melhor", finalizou.

Em seu discurso, Zé Neto acusou José Ronaldo de ser "da mesma panela" do prefeito Tarcízio Pimenta (PDT), que é candidato à reeleição, com 3% na pesquisa Ibope.

O evento ainda teve a participação dos senadores Walter Pinheiro e Lídice da Mata.

Postar um comentário

0 Comentários