Slide

10/recent/ticker-posts

Pernambuco fecha parceria com EUA para fazer o Rio Capibaribe navegável

Um acordo deve ajudar a colocar em prática o projeto de navegação pelo Rio Capibaribe, na Região Metropolitana do Recife. A ideia do governo de Pernambuco – que consiste na utilização de embaracações para transportar passageiros pelo rio – foi inspirada no modelo existente em Illinois, nos Estados Unidos, que tem um rio semelhante ao Capibaribe e oferece aos moradores um táxi aquático. O governador do estado americano, Pat Quinn, esteve, na quarta-feira (24), no Recife para trocar experiência e fechar parcerias.

A comitiva americana estava acompanhada de empresários e educadores e foi recebida pelo governador Eduardo Campos, na sala de controle da Secretaria de Planejamento e Gestão. No espaço, foram acertadas parcerias na área de educação e pesquisa entre universidades dos Estados Unidos e as universidades federal e estadual de Pernambuco. Também foi assinado um acordo de cooperação tecnológica entre os dois estados.

Na área ambiental, Pernambuco e Illinois também vão trabalhar juntos: ficou acertado o Sister River (Rios Irmãos). A ideia é trocar experiências na área de gestão de recursos hídricos, prevenção contra cheias e controle de poluição. O governador Eduardo Campos falou que a parceria vai fortalecer o projeto de transporte de passageiros pelo Capibaribe, que deve sair do papel até 2014.

“O Rio Capibaribe não é navegável como o de Illinois é, mas tem potencial. Nosso objetivo é que o governo de Illinois possa acompanhar, possa chamar atenção de empresas que fazem exatamente isso. E, quando colocarmos em disputa a utilização e operação da navegabilidade entre a BR-101 e o Shopping Tacaruna, a gente tenha empresas que fazem isso lá fora, para disputar e ajudar a concorrência”, contou Eduardo Campos.

O governador de IlInois disse que o estado americano tem grande experiência no transporte de passageiros pelo rio do estado e destacou o táxi aquático. Entretanto, Quinn deixou claro que, antes de tudo, é preciso cuidar do Capibaribe. "Nas margens dos rios, nós plantamos jardins ou vegetação antes que a poluição chegue à água. Também é muito importante ter a participação da população para cuidar do rio”, orientou.

O encontro entre o governador de Pernambuco e o de Illinois, terminou na beira do Capibaribe, onde foi selado o acordo. A comitiva de Illinois visita, nesta quinta-feira (27), o Complexo Industrial e Portuário de Suape, no Litoral Sul pernambucano.

fonte: G1 PE

Postar um comentário

0 Comentários