Slide

10/recent/ticker-posts

Apagão deixa ao menos 16 estados brasileiros sem energia elétrica

Pernambuco tem 100% dos seus municípios afetados pelo Apagão. Alguns Bairros de Santa Cruz do Capibaribe no Agreste do estado estavam sem energia elétrica até a publicação desta matéria (08 horas da manhã do dia 26).

Um blecaute deixou ao menos 16 estados brasileiros do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste sem energia elétrica durante a noite de ontem (25/10). Às 23h14 (horário local), além de Pernambuco, os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Tocantins, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Amazonas, além do Distrito Federal registraram interrupção total ou parcial no fornecimento de luz, segundo relatos nas redes sociais. A energia foi restabelecida, aos poucos, a partir da 1h29 (horário local) desta madrugada.

O presidente da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco, João Bosco, informou que equipes trabalhavam durante o apagão, na central de operações da companhia, para tentar reverter o problema. “Queremos restabelecer a energia o quanto antes. A nossa prioridade é fazer com que a eletricidade volte. A causa só será identificada quando o fornecimento for normalizado”, explicou.

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) informou, por meio de nota, que “a interrupção de energia registrada em estados das regiões Norte e Nordeste do País afetou 100% dos municípios pernambucanos. A ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) teve início às 23h14 de ontem. Em Pernambuco, a Chesf autorizou a recomposição gradativa das cargas a partir da 1h29 de hoje”, informou a nota. Ainda de acordo com a Celpe, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) até o momento não informou as causas do apagão. A expectativa é que o ONS divulgue a causa ainda hoje.

Por meio das redes sociais, pessoas relatavam a falta de luz no País. “Sem energia em Caicó, Mossoró, João Pessoa, Salvador... Acho que foi apagão no Nordeste”, disse uma internauta no Twitter. “O presidente da Energisa-PB, Marcelo Rocha, me ligou agora e confirmou: o apagão é no Nordeste e não apenas na Paraíba”, afirmou outro perfil, no microblog. Também foi pelo Twitter que a concessionária do Ceará, a Coelce, informou que suas equipes estavam trabalhando “para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível”.

O apagão desta madrugada é o segundo que atinge o Nordeste nos últimos 35 dias. No dia 23 de setembro, uma pane em um transformador deixou seis estados da região sem luz.

Postar um comentário

0 Comentários