Slide

10/recent/ticker-posts

Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga

Além do filme De Pai Para Filho (Brasil, 2012), que estreia nacionalmente esta semana, o centenário de Luiz Gonzaga será celebrado nos cinemas por outro longa-metragem: trata-se do documentário Dominguinhos Canta e Conta Gonzaga (Brasil, 2012), que estreia até dezembro, mês em que se comemoram os 100 anos do Rei do Baião.

Dirigido por Wagner Malagrine e Maurício Machado, a produção escolheu um narrador especial para contar a história de Gonzagão: Dominguinhos, o maior herdeiro do Velho Lua, artista que empresta sua voz e o som de sua sanfona para transmitir o legado do seu mestre através de 24 canções do seu repertório.

Segundo Malagrine, o projeto surgiu após as gravações de O São João de Dominguinhos (Brasil, 2010), documentário que está na fase final da captação de recursos da Lei Rouanet: "Por conta do filme, fizemos uma turnê com o Dominguinhos e durante as filmagens percebemos que ainda havia mais coisa para contar. Quando vimos o edital do prêmio 'Centenário de Luiz Gonzaga', da Funarte, acreditamos que o concurso seria uma oportunidade para continuar essa história dos dois mestres".

Em Garanhuns (PE), Dominguinhos foi convidado a interpretar músicas representativas de sua história com o ídolo: "Foi lá que Gonzaga viu pela primeira vez o menino 'Neném', que aos oito anos de idade tocava com seus irmãos. O 'Neném' virou o Dominguinhos que conhecemos. Outra locação bastante especial foi o picadeiro de um circo, palco muito utilizado por Gonzaga em suas apresentações pelo Nordeste. Em Exu (PE), filmamos a origem e a fonte de inspiração da obra do mestre, além disso rodamos mais de 7 mil quilômetros de carro refazendo as viagens que tantas vezes Dominguinhos fez ao lado de Gonzaga".

O registro será lançado nos cinemas e posteriormente em DVD.

A expectativa do diretor é também que as gravações rendam um CD com toda a trilha sonora, sob a curadoria do produtor cultural Paulinho Rosa.

De acordo com Malagrine, os únicos personagens do longa são Gonzaga e Dominguinhos: "O documentário não tem a pretensão de relatar toda a rica história de Gonzaga, mas sim de contar mais de 40 anos de história de um discípulo e seu mestre, sob o olhar de Dominguinhos. Eles são os dois maiores sanfoneiros que este país já teve".

As gravações, conta o diretor, renderam momentos inesquecíveis: "Por várias vezes tivemos que adiar a gravação de algumas músicas, como 'Légua tirana' e 'Já vou mãe', em que Dominguinhos interpreta visivelmente emocionado, fato que emocionou todos no set e que certamente irá emocionar os espectadores".

Postar um comentário

0 Comentários