Slide

10/recent/ticker-posts

Papa Bento XVI anunciou que renunciará a seu pontificado em 28 de fevereiro

Bento XVI anunciou a renúncia pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais no Vaticano.


O surpreendente discurso foi feito entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30 e 8h40 do horário brasileiro de verão), segundo o Vaticano. A Rádio Vaticana publicou o áudio.

A Santa Sé anunciou que o papado, exercido pelo teólogo alemão desde 2005, vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido, o que se espera que ocorra "o mais rápido possível" e até a Páscoa, segundo o porta-voz Federico Lombardi.

Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a liderança da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer as obrigações do cargo.

O Vaticano negou que uma doença tenha sido o motivo da renúncia.

O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.

"Por essa razão, e bem consciente da seriedade desse ato, com total liberdade declaro que renuncio ao ministério como Bispo de Roma, sucessor de São Pedro", disse Joseph Ratzinger.

Na véspera, Bento XVI escreveu em sua conta no Twitter: "Devemos confiar no maravilhoso poder da misericórdia de Deus. Somos todos pecadores, mas Sua graça nos transforma e renova".

Sucessor de João Paulo II, Bento XVI havia assumido o papado em 19 de abril de 2005, com 78 anos.

O Vaticano afirmou que a renúncia vai se formalizar às 20h locais de 28 de fevereiro (17h do horário brasileiro de verão), uma quinta-feira.

Até lá, o Papa estará "totalmente encarregado" dos assuntos da igreja e irá cumprir os compromissos já agendados, segundo a Santa Sé.
Papa Bento XVI lê nesta segunda-feira (11) o anúncio de sua renúncia, durante reunião de cardeais no Vaticano. A imagem foi divulgada pelo jornal ' L'Osservatore Romano', do Vaticano (Foto: AP).
O novo Papa será escolhido pelo conclave de cardeais, como de costume.

O porta-voz do Vaticano disse que a decisão do Papa surpreendeu a todos do seu círculo mais próximo.

Vaticano espera anunciar novo papa até fim de março
O Vaticano espera que o Conclave de cardeais, que ainda não foi convocado, eleja o sucessor de Bento XVI em março, afirmou nesta segunda-feira seu porta-voz, Federico Lombardi.

Lombardi disse também que o papa é muito consciente do passo que deu e que não influíram temas como os escândalos de pedofilia na igreja.

Ao contrário, disse o porta-voz, quando eles aumentaram, o pontífice afirmou que um pastor "nunca foge dos lobos e abandona o rebanho".

Lombardi disse também que Bento XVI anunciou hoje aos cardeais presentes no Vaticano sua renúncia entre as 11h30 e 11h40 locais (8h30-8h40 de Brasília).

O porta-voz declarou que o papa leu o texto em um claro latim, "com precisão e clareza", muito centrado, sem interrupção e sabendo a importância do momento.

Lombardi afirmou que Bento XVI não está "triste ou deprimido", e descartou que assim que houver um novo papa, o atual pontífice interfira no novo Pontificado.

Postar um comentário

0 Comentários