Slide

10/recent/ticker-posts

Dilma promete concluir transposição do São Francisco

No programa Café com a Presidenta desta segunda-feira (4), a presidenta Dilma Rousseff falou dos quase R$ 30 bilhões em investimento para ampliar a oferta de água para toda a população do Nordeste.

Serão investidos, segundo ela, até 2014, R$ 24 bilhões em adutoras, barragens, canais, estações de tratamento e redes de abastecimento de água.

Isso inclui a integração da Bacia do São Francisco, para Dilma “uma obra fantástica, que vai mudar para sempre a realidade do Nordeste”.

“A gente chama de obras estruturantes aquelas que aumentam de forma definitiva a oferta de água em vários municípios. Lá no Nordeste, a maior dessas obras é a integração da Bacia do Rio São Francisco e a minha determinação é que essa obra seja acelerada, aceleradíssima. Nós vamos entregar a obra etapa por etapa, e cada uma dessas etapas vai beneficiar cidades inteiras até que, no final de 2015, toda a obra estará pronta. Mas, além da integração da Bacia do Rio São Francisco, estamos fazendo muitas outras obras em todo o Nordeste. Para cada real que investimos na integração, nós temos mais dois reais aplicados em barragens e adutoras espalhadas pela região”, afirma.

A presidenta também falou do andamento dessas obras. Nesta segunda, Dilma visita, na Paraíba, as obras do canal das Vertentes Litorâneas, que vai levar as águas do Rio São Francisco para 38 municípios.

Ela ainda citou obra do Eixão das Águas, no Ceará, que vai levar água do Castanhão, o maior açude do Brasil, para Fortaleza. Outras obras verificadas por Dilma foi a primeira parte da Adutora do Algodão, que já está beneficiando mais de 100 mil moradores na região de Guanambi (BA), e o Sistema Piaus, no Piauí, que está quase pronto.

“Desde o início do meu governo, nós já instalamos 260 mil cisternas nas casas e nos povoados do semiárido. E vamos instalar, mais 240 mil cisternas só este ano. Essas cisternas são importantíssimas, porque elas permitem que as famílias armazenem a água da chuva ou mesmo armazenem a água recebida de carros-pipa sem ter que andar, às vezes, quilômetros e quilômetros para buscar água e carregá-la em baldes ou em latas”, detalhou Dilma, que também falou das ações emergenciais, como a maior Operação Carro-Pipa já vista, que contou com 4.624 veículos distribuindo água, com a ajuda do Exército, em 750 municípios.

Postar um comentário

0 Comentários