Slide

10/recent/ticker-posts

Campanha de vacinação para atualização das cadernetas acontecerá de 24 a 30 de Agosto de 2013


A campanha de atualização de cadernetas é a oportunidade para as crianças receberem a vacina que estiver em atraso no calendário básico, como BCG, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, sarampo, rubéola e caxumba. Neste ano, também haverá a aplicação da pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por hemófilos, além da vacina inativada poliomielite (VIP).

Por isso, é muito importante que os pais levem a caderneta do filho na unidade de Saúde mais próxima da casa, durante a campanha para ser avaliada e saber se a vacinação está em dia. Caso esteja em atraso, a vacinação será atualizada no mesmo momento. Se o documento foi perdido ou extraviado, a recomendação é que o responsável procure o posto de saúde, onde a criança costuma tomar vacinas, para avaliação da ficha registro – documento onde todas as doses aplicadas são anotadas. Uma segunda via poderá ser solicitada nas unidades de Saúde. Porém, os pais devem lembrar que a caderneta de vacinação é um documento e deve ser cuidado com todo o zelo, afinal irá acompanhar o filho até a vida adulta. 

No Brasil, o último caso de poliomielite registrado foi há 24 anos. Desde 1994, o País tem o certificado da OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da doença. No entanto, o Ministério da Saúde mantém a campanha de vacinação anual como forma de prevenção. O poliovírus, causador da enfermidade ainda circula em sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália.

Postar um comentário

0 Comentários