Slide

10/recent/ticker-posts

Centro de Atenção Psicossocial realiza importante trabalho em Santa Cruz do Capibaribe

Agentes Comunitários de Saúde, juntamente com a Técnica de Enfermagem do PSF Dona Lica estiveram visitando, na última sexta-feira (17), o Centro de Atenção Psicossocial - CAPS em Santa Cruz do Capibaribe.

Com exclusividade o Blog Merece Destaque acompanhou a visita da equipe de Saúde da Família do Dona Lica para poder mostrar o importante trabalho que é realizado e, desde já, parabeniza a equipe do CAPS II de Santa Cruz do Capibaribe.

De acordo com Karen, Psicóloga com especialidade em Saúde Mental, coordenadora do CAPS II de Santa Cruz do Capibaribe: "Os CAPS Vieram para substituir os Hospitais Psiquiátricos e dar dignidade aos pacientes em sofrimento psíquico. O CAPS tipo II é para cidades que têm entre 70 e 100 mil habitantes, que é o caso de Santa Cruz hoje. A unidade conta, no momento, com equipe médica formada por Psiquiatra, psicólogas, pedagoga, enfermeira, técnicas de enfermagem, oficineiros, artesãos, entre outros. Nossa unidade tem atualmente 70 pacientes fixos, mas chega a atender 90 pessoas por mês. O atendimento é para pessoas em sofrimento psíquico grave, severo e persistente, onde aqui no CAPS elas recebem atendimento e participam de oficinas e atividades". Relatou Karen.

"Os pacientes têm avaliação permanente, porém de portas abertas, onde decidem se ficam ou não. É sempre feita uma investigação sobre a história de vida da pessoa para identificar possíveis causas que tenham levado a pessoa ao sofrimento psíquico. Em seguida a pessoa passa por consulta médica, onde a partir da triagem e da consulta médica, define-se o tipo de atendimento que cada um necessita. Ao iniciar o tratamento, uma reavaliação é feita após 2 meses para ver as evoluções". Concluiu.

No CAPS II de Santa Cruz do Capibaribe as pessoas em tratamento participam de diversas oficinas, o que faz parte do tratamento da unidade de saúde mental. Abaixo, algumas fotos de artesanatos e pinturas feitas pelos pacientes:

Algumas telas e artesanatos feitas por pacientes do CAPS de Santa Cruz. Fotos: Almir Neves.

Membros da equipe do CAPS II de Santa Cruz. Foto: Almir Neves.

A visita da Equipe de Saúde da Família do PSF Dona Lica ao CAPS II de Santa Cruz foi parte de um trabalho apresentado durante o terceiro encontro do Projeto Caminhos do Cuidado do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz e o GHC, que propõe a formação em Saúde Mental (crack, álcool e outras drogas) para agentes comunitários de saúde (ACSs) e auxiliares e técnicos de enfermagem (Atenfs) da Atenção Básica. Curso este, que está sendo ministrado em Santa Cruz do Capibaribe pela enfermeira Anne Karolynne e pelo psicólogo Ulisses Nascimento.
Anne Karolynne e Ulisses Nascimento.

Postar um comentário

2 Comentários