Slide

10/recent/ticker-posts

Material Escolar: Como economizar na hora da compra?

Todos os anos, em janeiro, as papelarias e livrarias entram em alvoroço por causa da volta às aulas: crianças apaixonadas pelos materiais enfeitados com os personagens favoritos e os pais querendo deixá-las felizes sem comprometer o orçamento. Mas como fazer isso? Alex Agostini, economista-chefe da Austin Rating, conta que a economia na hora de comprar os materiais vai muito além de comparar os preços da lista completa: "o ideal é ter três comparativos de preço, para que seja bem ponderada essa comparação. Muitas vezes compensa fazer o deslocamento para comprar os materiais em lojas separadas".

Ele destaca que pesquisar os preços é essencial: "Nem sempre a melhor forma é só pesquisar a lista total. Geralmente, o que os pais fazem é calcular a lista toda, mas item a item também compensa muito, se o deslocamento valer a pena". O que ele conta é que, na maioria das vezes, os pais pesquisam apenas o total da lista, mas a borracha pode ser mais barata em uma papelaria e o caderno na outra, por exemplo.

Apesar de todas as promoções, Alex destaca outra forma de fazer o orçamento render um pouco mais na preparação para a volta às aulas: reaproveitar o que sobrou dos anos anteriores. Afinal, se sobraram lápis, canetas e o estojo estiver em bom estado, por exemplo, por que descartá-los? Reaproveitar o material é, além de econômico, sustentável!

"Além disso, quando há mais de um filho na família em séries diferentes, tentar reaproveitar os livros é muito interessante. Grupos de troca entre as mães também podem ajudar bastante, porque às vezes o mais novo de uma das famílias ainda não pode aproveitar", destaca o economista. Outra ideia que ele recomenda para economizar nos livros é recorrer aos sebos, que costumam ter obras em boas condições e preços mais em conta do que nas livrarias.

Uma inovação é a venda dos kits completos pela internet, incluindo entregar o pacote na casa do cliente. Quanto a essa nova tendência, Alex Agostini orienta: "é como qualquer compra pela internet. Tem que fazer a pesquisa, mas a compra em si tem que ser feita como em uma loja qualquer. Por ter mais valor agregado, elas costumam vender o kit todo, porque não compensa entregar uma borracha".

Apesar de frisar a possibilidade de alguns itens poderem ser mais em conta em papelarias separadas, o economista reconhece ser uma facilidade não precisar sair de casa. Além do dinheiro, essa tendência de algumas papelarias também permite economizar tempo.

Ceder ou não ceder? Super-heróis, princesas, monstros, bonecas, carros e afins enfeitam os materiais com os personagens favoritos da criançada. Por essa afinidade, elas acabam desejando mais esses materiais com os personagens que, apesar de lindos, costumam também ser mais caros. Em relação a essa questão, Alex Agostini também fala como pai: "Tem que usar a técnica de negociação com a criança, até para ajudar na educação financeira. A imposição não é muito saudável, até porque a criança não entende. ‘Dependendo do valor do desconto eu te passo uma parte’, por exemplo".

Fonte: Daquidali Beatriz Coppi

Postar um comentário

0 Comentários