Slide

10/recent/ticker-posts

Transposição pode avançar 30% em 2014; Integração deve inaugurar 200 km de canal até o fim do ano

Canal do Sertão no estado de Alagoas. Foto: Almir das Neves / Blog Merece Destaque.
Com 52% de obras executadas e previsão de conclusão do projeto em 2015, o Ministério da Integração Nacional (MI) anunciou que a transposição das águas do Rio São Francisco devem avançar pelo menos 30% somente este ano, para que os prazos e metas estabelecidos sejam cumpridos. A ideia do MI é encerrar 2014 com 82% de obras realizadas, além de inaugurar 200 dos 600 quilômetros de canais que já estão prontos, sendo 100 do eixo Norte e outros 100 do eixo Leste.

A transposição, que foi pensada pela primeira vez, na época do império, por Dom Pedro II, só começou a ser executada em 2007 e a previsão inicial seria de que a conclusão ocorreria em 2012. Por conta dos atrasos e paralisações em alguns lotes que compõem o projeto, o ministério refez as projeções e quer entregar toda obra no ano que vem.

Canal da transposição próximo a Cabrobó-PE / Foto: Almir das Neves / Blog Merece Destaque.
Na quinta-feira (30), o ministro interino da Integração Nacional, Francisco Teixeira, inspecionou trechos das obras da transposição nos lotes localizados nos municípios de Cabrobó e Sertânia, no Sertão Pernambucano e, na sexta (31) ele seguiu para o Ceará, onde vistoriou os serviços que estão sendo executados no eixo Norte.

Ele virá até o município de Mauriti, onde está em andamento as obras da embocadura do túnel Cuncas I, que termina na Paraíba. Pelo túnel, que é considerado o maior da América Latina, correrão as águas do ‘Velho Chico’, que desaguarão no açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, no Alto Sertão.

Postar um comentário

0 Comentários