Slide

10/recent/ticker-posts

Escola Dinâmica desperta o gosto pela Literatura


Um dos desafios dos dias atuais nas escolas é desenvolver no aluno o gosto pela literatura, ou uma leitura extensiva. A criança que lê desenvolve o senso crítico e melhora a escrita. Para tanto, a escola deve criar modos para fazer o aluno entender que a literatura é algo bom, natural, fácil e prazeroso e não exige esforços nem dificuldades.

Grande parte dos educadores reclamam o crescente desinteresse dos estudantes de todos os graus pela leitura. Muitas e diferentes razões são apontadas para o fato: descuido familiar, decadência do ensino, excesso de facilidade na vida escolar, apelos sociais com muitas formas de diversão, etc. Com o objetivo de educar para a cidadania, usando a Literatura como ponte para o aperfeiçoamento dos cidadãos, a Escola Dinâmica inicia um novo capítulo no ensino aprendizagem da disciplina Literatura, nas séries do 6º ao 9º ano, com a introdução das apostilas de Literatura e livros paradidáticos.

"Que as aulas têm estimulado os alunos à prática de leitura é fato, porém, com a apostila (mais um recurso, metodológico) leva ao aluno a refletir sobre as várias faces do cotidiano: alegria, lembrança, tristeza, conflitos, saudade, solidão..." Explicou a professora de Literatura da Escola Dinâmica, Egmar Santos.

"Momentos históricos com rima, poesia, harmonia e humor têm sido vivenciados em sala de aula. E a apostila de Literatura inserida no 6º ano trouxe à tona e de maneira ímpar, essa reflexão literária. Seu conteúdo faz viajar envolto em pura descoberta de um mundo novo, descortinando da riqueza literária, desde Literatura de Cordel, Luiz Gonzaga à Literatura digital." Concluiu a professora.

O material despertou bastante o interesse dos alunos pelo tema, como destaca a aluna Ellen Luysa:

"É uma nova descoberta: o jeito divertido de estudar Literatura e os autores; as músicas de época; como recitar os cordéis, etc. Me chamou atenção na apostila as HQS com os balões duplos onde várias pessoas falam ao mesmo tempo."

Contudo a inserção desse novo recurso didático permite instigar o leitor a um olhar diferenciado do mundo, abrindo um leque de interpretações. Confira os depoimentos de alguns alunos:

"Nós aprendemos agora no 6º ano temas novos como o que é literatura, linguagem literária e não literária, obras de escritores e pintores... A apostila ficou bastante interessante. As charges, o humor e a seriedade ao mesmo tempo das HQs. Ficou ótima!" Disse Maysa Alves que é aluna do 6º ano.

As aulas tem agradado os alunos e se tornado um momento de exposição de ideias e debates sobre os temas expostos na sala.

"Achei bem interessante... Show de bola, tanto as aulas como as apostilas. A parte das HQs e o cordel chamaram minha atenção". Disse o aluno Arthur Feitosa.

"Eu gostei muito do conteúdo da apostila de literatura, tem também o varal de cordel que é bem bacana." Completou a aluna Bárbara Elen.

Por meio da literatura, o aluno satisfaz suas necessidades, sendo permitido a eles, assumir uma atitude crítica em relação ao mundo, proporcionada pelas diferentes mensagens e indagações que a literatura oferece.

Informações da Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários