Slide

10/recent/ticker-posts

ATENÇÃO SERVIDOR DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE!!! Vocês sabem o que é a Portabilidade de Salário?

Você sabia que desde 2006 o Banco Central do Brasil possibilita a portabilidade de salário? Mas, o que é a portabilidade de salário?

De acordo com o Banco Central do Brasil, a portabilidade de salário possibilita aos servidores a escolha do banco pelo qual desejam receber seu salário, sem custos adicionais para isso.

Assim, se o funcionário optar por receber seu salário em outro banco e não no banco com o qual sua empresa mantém contrato de folha de pagamento (CAIXA) e no qual o servidor tem uma conta-salário (disponível nos Departamentos de Recursos Humanos da Prefeitura, Saúde e Assistência Social), deve ir uma única vez a CAIXA e informar através de formulário a instituição financeira de sua preferência para o recebimento de seu salário.

Assim, a CAIXA é obrigada a executar a alteração no prazo máximo de cinco dias úteis, contados da data do recebimento da comunicação. A partir de então, o banco deverá realizar a transferência do salário para a nova conta indicada, no mesmo dia em que os créditos forem efetuados, até às 12 horas.

Tudo isso está regulamentado através das Normas: Resolução CMN nº 3.402, de 2006 e Resolução CMN nº 3.424, de 2006 (sobre serviços sem cobrança de tarifas), Circular BCB nº 3.336, de 2006 (sobre as transferências interbancárias de recursos) e Circular BCB nº 3.338, de 2006 (sobre condições adicionais para o funcionamento das contas).

O formulário está disponível abaixo de acordo com o órgão pelo qual é liberado o seu pagamento:


Para o correto preenchimento da conta destino, verifique abaixo o código do banco e agência no qual irá solicitar a portabilidade de salário.

BANCO
AGÊNCIA (SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE)
001 - BANCO DO BRASIL
0711-0
237 - BRADESCO
1898
341 - ITAÚ
0491
033 - SANTANDER
4147


ESCLARECIMENTOS:

Se eu fizer a portabilidade, a data do meu pagamento será alterada?
Não, o banco pagador (CAIXA) deverá mandar o crédito para o banco que você escolheu até às 12 horas do dia do pagamento.
E se eu possuir empréstimo consignado?
O empréstimo consignado é descontado diretamente no contracheque, antes mesmo de chegar ao banco (CAIXA). Por isso, não influencia em nada na portabilidade.

Depois de fazer a portabilidade, eu posso pedir um empréstimo consignado ou a antecipação do 13º salário?
A portabilidade não impede a realização do empréstimo consignado, mas a antecipação do 13º salário depende dos critérios de cada banco.

Mas, se o funcionário do banco criar problemas para fazer a portabilidade, onde posso reclamar?
O servidor pode reclamar formalmente, por e-mail ou por carta ao SAC e à ouvidoria da CAIXA, ao Banco Central e, se nada resolver, entrar com ação judicial.


*As informações aqui expressas poderão se adequar a você servidor do Estado de Pernambuco (que recebe pelo Bradesco) ou de outro município no qual recebe pelo banco contratado pela prefeitura ou fundos municipais.

Do Blog Merece Destaque

Postar um comentário

0 Comentários