Como em todos os anos, a liberação do 13º salário incrementa as vendas de material de construção – neste ano a estimativa da Associação Brasileira de Indústria de Materiais de Construção é que haja um aumento de 3% em relação ao ano passado. A intensificação da atividade nos canteiros de obras faz crescer os riscos de acidentes com a rede elétrica. Dados da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) demonstram que cerca de 40% dos acidentes envolvendo energia elétrica no estado ocorrem em obras realizadas próximas à fiação. ”Em sua maioria são pequenas reformas e reparos executados de maneira inadvertida e não segura”, observa o gerente corporativo de Saúde e Segurança do Grupo Neoenergia, Hugo Vidal. Para alertar a população contra esse tipo de acidentes, a Celpe chama a atenção para ações preventivas e cuidados que devem ser adotados na hora de construir ou reformar.
Segundo Hugo Vidal, a maioria dos casos seria evitada se fossem obedecidas algumas atitudes seguras e cumprimentos de normas básicas de prevenção. “A atuação de profissionais qualificados nessas essas obras e reformas, além do respeito as distâncias de segurança para a rede da distribuidora, além do uso de equipamentos de proteção individual e coletivo, poderão reduzir os riscos.” Ele observa que “Evitar acessos e contatos indevidos com os fios elétricos é a primeira das regras de segurança e, invariavelmente, a mais negligenciada”, adverte. A aproximação das obras da rede elétrica, ainda de acordo com o gerente, somadas à falta de atenção, o desconhecimento dos perigos e o manuseio inadequado das ferramentas podem ser fatais, caso haja contato do trabalhador com a rede energizada.
Antes de começar a obra, é imprescindível observar a distância da fiação elétrica e respeitar os limites. Paredes, janelas e sacadas não devem ser construídas a menos de 1 metro da rede de baixa tensão. Mesmo construindo distante dos fios, ao manusear arames, réguas de alumínio, vergalhões de ferro ou outros materias metálicos, o cuidado é para não incliná-los, evitando assim, o toque eventual na rede elétrica.
As obras em lajes ou no segundo e terceiro pavimentos exigem ainda mais prudência, porque ficam mais próximas da rede de média tensão. A Celpe lembra que na parte alta dos postes estão as linhas de 13,8 mil Volts ou mais. Uma aproximação dessa fiação é suficiente para provocar uma descarga elétrica de alta intensidade que pode causar queimaduras graves e até mutilações e morte.
A mesma recomendação vale para construção e reforma de telhados. O manejo de treliças, madeiras, telhas e calhas deve ser feito a uma distância segura dos cabos de energia. Como esses, outros serviços como pintura de fachadas, instalação de painéis e trabalhos em andaimes devem seguir a mesma regra, de manter distância da rede de distribuição elétrica.
Antenas
A Celpe adverte: só instale antenas de rádio e TV longe da rede elétrica. Os suportes dessas antenas geralmente são de metal e, por isso, bons condutores de eletricidades. Durante a instalação, deve-se ter o cuidado a movimentá-los ou inclina-los, sob o risco de atingir cabos energizados. Não se deve fazer a instalação ou remoção das antenas em dias de chuva e caso ela caia em direção à rede elétrica, nunca tente segurá-la.
Blog Merece Destaque
Informações: Unidade de Relações com a Imprensa da Celpe
1 Comentários
Olá, parabéns pelo Blog!
ResponderExcluirSou da empresa Portal das Gramas, conte conosco para informações sobre:
Grama
Como plantar Grama
Gramas para Jardim
Grama para campo de Futebol
Gramas para Paisagismo
Tipos de Grama
Grama Esmeralda Preço
Grama São Carlos Preço
Grama Batatais Preço
Grama Bermudas Preço
Grama Santo Agostinho Preço
Grama Coreana Preço
Grama Preço
Grama em Campinas
Grama em Minas Gerais
Grama em São Paulo
Grama no Rio de Janeiro
Um grande abraço!
Cordialmente, Gleison Pardim.