A sétima edição do Curta Taquary acontecerá entre os dias 17 e 28 de novembro e exibirá, no total, 223 filmes, em 31 mostras.
A cidade de Taquaritinga do Norte, situada a 190 km do Recife, receberá mais uma vez as atividades do Curta Taquary - Festival Internacional de Curta Metragem. Serão doze dias de uma vasta programação cinematográfica que conta com exibições de filmes, seminários, oficinas, palestras, feira Multicultural e homenagens a personalidades do cinema.
Durante o evento, serão exibidos 223 filmes em 39 sessões que vão de mostras especiais: "Marcelo Gomes e Marcélia Cartaxo", "Jean Claude Bernardet" e "diversidades" a mostras competitivas: “Nacional”, “Primeiros Passos” (de diretores estreantes) e “Dália da Serra”. O festival contará também com a ajuda de outros projetos como "Animage', "Animação Infantil de Florianópolis", "Poesia na Tela",” Criancine", entre outros.
A novidade desta edição serão as mostras itinerantes que acontecerão nos distritos de Pão de Açúcar, Gravatá de Ibiapina, na Vila de Socorro e no sítio Mateus Vieira, durante a primeira semana do festival (17 a 21/11). A iniciativa é uma estratégia para contemplar o máximo de pessoas no projeto. "Tínhamos cinco dias de exibições com filmes em todos os turnos e conseguíamos um bom número de público em todas elas, nesta edição além das exibições que acontecerão no Cine Teatro Santo Amaro que é no centro, expandiremos para as áreas mais distantes, assim todos da cidade terão acesso à sétima arte", explicou Alexandre Soares, diretor do festival.
A organização do evento trará mais de 150 convidados, entre atores, diretores e jornalistas da imprensa nacional, como também realizadores, curadores e diretores de festivais internacionais de países como, Chile, México e Colômbia que, além de exibirem filmes, participarão na sexta-feira (28), do seminário " A produção audiovisual no América Latina”.
HOMENAGEADOS
Marcélia cartaxo - Atriz e diretora, natural de Cajazeiras na Paraíba, Marcélia Cartaxo já atuou em mais de 15 filmes e diversas produções para TV. Sua primeira atuação para o cinema foi no filme A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, que lhe rendeu o Urso de Prata do Festival de Cinema de Berlim em 1986, tornando-se assim, a primeira brasileira a receber o prêmio. Outros importantes trabalhos da atriz no cinema brasileiro foi nos filmes Madame Satã (2002), O Céu de Suely (2006) Baixio das Bestas (2007), entre outros. Em 2003 estreou como diretora no curta-metragem Tempo de Ira. Recentemente atuou no longa premiado A História da Eternidade (2014), do pernambucano Camilo Cavalcante. Atualmente, além de atuar e dirigir, Marcélia vem desenvolvendo pesquisas voltadas para o campo da atuação no cinema, através da realização de oficinas voltadas para a iniciação de atores no universo cinematográfico.
Marcelo Gomes - Nasceu em Recife, Pernambuco. Seu contato com o cinema começou através de um cineclube criado por ele em sua cidade natal. Em seguida formou-se em Cinema na Universidade de Bristol, Inglaterra e dirigiu uma série de premiados curtas-metragens entre eles Maracatus (1995) e Clandestina Felicidade (1998). Seu primeiro longa, Cinema, Aspirinas e Urubus (2005), estreou em Cannes em 2005, Un Certain Regard, e ganhou o prêmio do Ministério da Educação da França. O filme recebeu mais de outros 50 prêmios pelo mundo. Em 2009 apresentou no Festival de Veneza Viajo porque preciso, volto porque te amo (2009), em co-direçåo com Karim Ainouz. Seu filme Era uma vez eu, Verônica (2012) estreou no Festival Internacional de Cinema de Toronto em 2012 e conquistou prêmios em festivais em Brasília, San Sebastian, Habana, Amazonas e Guadalajara, entre outros. Marcelo Gomes foi também co-roteirista de outros filmes recentes: Madame Satã (2002) de Karim Ainouz, que estreou na seção Un Certain Regard no Festival de Cannes em 2002, Casa de Alice de Chico Teixeira (2007) e Deserto Feliz (2007) de Paulo Caldas. Os dois últimos foram apresentadas na seção Panorama da Berlinale em 2007. Seu filme mais recente, O Homem das Multidões (2013), é uma coprodução PE/MG venceu o grande prêmio do 26º Festival de Cinema Latino-Americano de Toulouse, na França.
Curta Taquary - Surgiu em 2005, realizado com recursos próprios, como resposta à necessidade de oferecer uma janela para a produção local. A partir da segunda edição o evento passou a contar com patrocínio do Governo do Estado, via Fundarpe / Secretaria de Cultura. E em sua sétima edição conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Taquaritinga do Norte.
Alexandre Soares – Realizador dos festivais Curta Taquary e Criancine – Festival de Cinema Infanto Juvenil. Produtor dos longas “Ferrolho”, “Onde Borges Tudo Vê” e “Pingo D’água”. Estudou Curadoria, gestão e network de festivais de cinema e guion cinematográfico na EICTV, em Cuba. É tesoureiro da ABD/APECI e titular da Comissão Regional de Audiovisual do Agreste- PE.
Confira a programação completa em: www.curtataquary.com
Redes Sociais