Slide

10/recent/ticker-posts

ARTIGO - NOVA ESCOLA SENAI SANTA CRUZ


O conhecimento é fator determinante para o real desenvolvimento econômico e social de um povo. Não existe país desenvolvido ou subdesenvolvido, o que existe de fato são pessoas desenvolvidas e subdesenvolvidas. Pessoas desenvolvidas fazem acontecer o desenvolvimento dos municípios, estados e nação; e o conhecimento é o único meio capaz de preparar as pessoas para promover o real desenvolvimento sustentável.

Para Santa Cruz do Capibaribe, cidade-mãe do Polo de Confecções do Agreste Pernambucano, cuja base econômica está alicerçada na atividade industrial, estruturas provedoras de conhecimento técnico como o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são indispensáveis na capacitação das pessoas que fazem girar as muitas engrenagens da economia regional.

Com o estudo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Municipal “O impacto das estruturas públicas e privadas a partir de julho de 2010 [último mês do Senai na antiga escola] no entorno da área proposta para construção da Nova Escola Senai Santa Cruz”, conseguimos convencer a direção do Senai Pernambuco da viabilidade de funcionamento da Nova Escola do Senai Santa Cruz na área proposta.

Com um projeto moderno, a Nova Escola do Senai Santa Cruz colocará o município no patamar das melhores estruturas de capacitação técnica do estado de Pernambuco. Além de aprimorar cursos já oferecidos no mercado de Design da Moda, a Nova Escola Senai Santa Cruz possibilitará uma oferta de cursos mais sofisticados com foco na inovação e tecnologia da informação, e oferecerá cursos que hoje são ministrados apenas nos grandes centros, entre esses cursos podemos destacar: mecânica automotiva, mecânica de motocicleta e eletricidade avançado.

Como se não bastasse a inquestionável importância como qualificadora técnica de recursos humanos, quando estiver em pleno funcionamento, a Nova Escola do Senai Santa Cruz será uma estrutura estratégica para o aumento do fluxo de pessoas de outros municípios que passarão a visitar Santa Cruz do Capibaribe em busca de capacitação profissional. 

Com isso, vamos estimular e aquecer diversos setores da economia municipal, tais como: hotéis, restaurantes, lanchonetes, postos de combustíveis etc. Uma dinâmica geradora de novas oportunidades para os serviços e o comercio varejista em geral, e ainda ajudará a diversificar a economia local.

Ao longo dos últimos dez anos, a Escola do Senai foi a melhor e mais produtiva estrutura de capacitação técnica de recursos humanos focados na atividade empreendedora e confeccionista do município. Os novos desafios de um mundo em constante transformação estão postos, precisamos urgentemente viabilizar novas estruturas que possam contribuir com a nossa trajetória de desenvolvimento regional sustentável. A Nova Escola Senai Santa Cruz é uma dessas estruturas essenciais.

Bruno Bezerra
Secretário de Desenvolvimento Econômico,
Agricultura e Meio Ambiente.
Santa Cruz do Capibaribe-PE

Postar um comentário

0 Comentários