Slide

10/recent/ticker-posts

Motos 'cinquentinhas' começam a serem regulamentadas na tentativa de diminuir números de acidentes

Os municípios do interior estão cada vez mais preocupados com as mortes provocadas por acidentes com motos.

Segundo dados do Mapa da Violência 2013, as taxas de internação de motociclistas no país entre 1998 e 2012 cresceram drasticamente (288,75%).

Estima-se que para 10 leitos de UTI nos hospitais do SUS, seis são ocupados por vítimas de acidentes de trânsito, dos quais quatro são motocicletas.

Ainda segundo estimativas do Detran-PE, mais de 250 mil motocicletas de 50 cilindradas oneram os gastos públicos, sem que haja o devido recolhimento de impostos.

No Recife, o prefeito Geraldo Julio sancionou a Lei 043/2013, que regulamenta no Recife o uso das motos de 50 cilindradas, conhecidas como cinquentinhas. A norma determina que os condutores deste tipo de veículo tenham Carteira Nacional de Habilitação (CNH), usem capacete e equipamentos de segurança e emplaquem os ciclomotores, que terão de ter registro na Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). A partir da legislação, os condutores ficaram sujeitos a multas e medidas administrativas estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro, em caso de infrações.

Na Paraíba, o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) também aprovou uma resolução que obriga o registro e o emplacamento dos veículos ciclomotores, ‘cinquentinhas’, ciclo-elétricos e equivalentes. Essa resolução foi aprovada em 31 de dezembro de 2014 e enviada para publicação no Diário Oficial em 1º de janeiro. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) terá um prazo de 60 dias para instalar o sistema para o licenciamento. O descumprimento constitui infração de trânsito. O órgão ainda não fixou os valores das taxas a serem cobradas.

A resolução determina que todo veículo ciclomotor deverá possuir registro e licenciamento junto ao órgão Detran, como condição para a sua circulação no Estado da Paraíba. Para isso o órgão deverá firmar convênio com os municípios que estiverem integrados ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e que manifestarem interesse, para que o Detran passe a ter as atribuições relativas ao registro e ao licenciamento dos veículos ciclomotores.

Blog Merece Destaque
Foto: Blog do Pilako

Postar um comentário

0 Comentários