Slide

10/recent/ticker-posts

Campanha de vacinação contra a gripe começa em Pernambuco

Em todo o estado de Pernambuco, começa nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Podem receber a imunização crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes, idosos, profissionais da área de saúde, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, além de portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais de saúde, como diábeticos e obesos, por exemplo. Ao todo, cerca de 2 milhões de pessoas podem ser vacinadas. A campanha segue até o próximo 22 de maio.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Catarina de Melo, durante o período da campanha, todos os postos de vacinação do estado estarão abertos. "Nós temos em torno de 2.400 salas de vacinação, e para os locais que não têm sala de vacinação vão se deslocar equipes volantes", pontua. São mais de 10 mil pontos de vacinação em Pernambuco. A coordenadora lembra também que no dia 9 de maio será realizado o 'Dia D', quando além das salas de vacinação, equipes de vacinação estarão em postos volantes em vários pontos das cidades.

A proteção da vacina é de aproximadamente um ano, por isso as campanhas são realizadas anualmente. "A vacina não causa gripe. Na verdade, o que existe são vários tipos de vírus, e a vacina protege contra os três que mais circulam", aponta Melo. A imunização protege contra dois vírus da gripe comum e um da gripe H1N1.

A coordenadora destaca ainda que a vacina protege contra as complicaçõs que podem decorrer de gripes, principalmente na chegada do inverno. "As crianças, nesse período, podem se contaminar e adoecer e isso se complicar", explica Ana Catarina. Quem tiver alergia a ovo ou hipersensibilidade a algum dos componentes da vacina não deve receber a dose. Já quem estiver com febre moderada ou grave deve esperar a melhora do quadro para poder ser vacinado.

Em Santa Cruz do Capibaribe, a vacina está disponível em todas as Unidades de Saúde da Família,

Blog Merece Destaque / Com informações do G1

Postar um comentário

0 Comentários