Slide

10/recent/ticker-posts

Resumo dos discursos dos vereadores na 12ª sessão ordinária da Câmara de Santa Cruz

Na tarde desta quinta-feira (22/10) aconteceu na Câmara Municipal de Santa Cruz do Capibaribe, a 12ª Sessão Ordinária do segundo período de 2015.

Projetos importantes foram apresentados e votados durante a sessão que contou com as presenças dos 17 parlamentares da casa e todos discursaram na tribuna. 

Confira a seguir resumos do discurso de cada vereador:

Vânio Vieira (PSDB)
O vereador Vânio Vieira fez um discurso com foco nas críticas da não implantação da CPI, pois segundo ele é preciso que o presidente da Câmara Afrânio Marques implante essas CPI. Vânio falou ainda sobre a questão dos vários requerimentos que têm sido apresentados pela oposição. “Muita gente se lembra que eu quando na época da eleição da presidência, eu pedi para Afrânio assumir o compromisso e ele não aceitou. Não custava nada Afrânio assumir a responsabilidade, mas ele não aceitou porque ele já estava mal intencionado. Eu vou entrar com um mandado de segurança para que a justiça obrigue que essa CPI seja implantada, porque não podemos ficar sem fiscalizar o dinheiro público só porque a presidência dessa Casa não quer”.

O vereador Vânio finalizou seu discurso relatando que a CPI está sendo engavetada. “Nós sabemos que nem tudo que é legal é moral. Os vereadores da situação podem até dizer ao povo como funciona, agora a mim não, porque eu sei exatamente como funciona a cartilha do prefeito e em breve vou mostrar ao público como é que funciona”.

Deomedes Brito
Com um discurso sugestivo, o vereador Deomedes iniciou o uso da tribuna solicitando ao vereador Junior Gomes, que sejam convidados vereadores de oposição para poder fazer parte da Frente Parlamentar. Deomedes continuou seu discurso falando sobre a importância das Comissões, sobretudo a dos CEPs e a da Convivência com a seca. “É preciso que se diga que na comissão de convivência com a seca, nós solicitamos melhorias no que diz respeito ao abastecimento de água para nossa cidade. Quero dizer que não adianta mais cobrar da Compesa e que devemos passar a cobrar do governo do Estado. A Compesa arrecada é um valor muito alto e a Compesa é um órgão do governo do Estado e nenhum investimento foi feito”.

Deomedes finalizou seu discurso falando sobre a saúde pública no município, onde aproveitou para criticar a saúde da cidade, no que diz respeito a questão das marcações de exames, onde segundo ele as pessoas têm sofrido. “Eu quero fazer um apelo ao secretário de saúde para que ele reveja isso, porque o povo está sofrendo”.

Carlinhos da Cohab (PSL)
O vereador Carlinhos da Cohab iniciou seu discurso trazendo a tona mais uma denúncia sobre o recebimento de taxas aos Guardas Municipais, para que os mesmos possam trabalhar nos pontos de lotação.

“Zé Minhoca é testemunha de várias reuniões onde se falava que os toyoteiros estavam sofrendo em Caruaru. Acredito que temos que fazer da mesma forma que o prefeito de Caruaru está fazendo, porque quando é para Zé Queiroz vir para cá dizer que é amigo de Santa Cruz, ele sabe vir. Eu fui procurado pelos toyoteiros, onde foi falado que o trabalho que a Guarda Municipal tem feito um trabalho bom junto com os toyoteiros, mas que esses profissionais têm recebido uma taxa dos toyoteiros para fazer o trabalho”.

Carlinhos continuou seu discurso falando sobre a questão da saúde, onde o mesmo relata a situação da falta de medicamentos. “Essa semana eu saí com minha esposa para que ela pudesse tomar uma vacina, pois ela está grávida, e não tinha. É essa a Santa Cruz que a situação fala que está tudo bem. Falta de medicamentos, falta de material para fazer um tapa buraco e não podemos aceitar uma prefeitura dizer que avança e não tem 2 mil reais para fazer o tapa buraco”.

Ernesto Maia (PSL)
O vereador Ernesto Maia iniciou seu discurso fazendo um balanço sobre os seus projetos, os mesmos que são votados na reunião dessa quinta-feira (22). Ernesto falou ainda sobre um novo projeto que está colocando, denominado Dezembro Vermelho, onde institui o mês de prevenção da AIDS.

O vereador continuou seu discurso fazendo algumas críticas a gestão do prefeito Edson Vieira. “Hoje, exatamente hoje, estamos a mil dias da gestão atual em nosso município. E, a mil dias dessa gestão, não vimos, por exemplo, a promessa da campanha, onde o prefeito prometeu entregar tablets para os alunos da rede pública. Esse governo que está sendo acusado de corrupção; esse prefeito que tem seus bens bloqueados, esse governo que solicitou à justiça para que fosse desbloqueado e não foi aceito pela justiça. Hoje, com mil dias a frente da gestão, poderia muito bem, o prefeito estar comemorando a entrega dos tablets aos estudantes da rede pública. Mas, esse governo mostra que as comemorações dos seus mil dias de prefeito, são muito poucas”.

Ernesto finalizou seu discurso enfatizando as críticas, sobretudo com base nas negociações de lojas e boxes no Calçadão.

Fernando Aragão
O vereador Fernando Aragão iniciou seu discurso criticando a Compesa, pois segundo ele, desde muito tempo, a Compesa não tem projeto algum para as melhorias do abastecimento de água em Santa Cruz do Capibaribe. “Nós participamos de uma Audiência Pública, onde vimos o pessoal da Compesa vir aqui para prometer, mostrar que ia melhorar o abastecimento. E a preocupação é grande, porque a gente sabe que a situação é preocupante porque não temos tido chuvas, mas o fato é que a Compesa não tem nenhum projeto de melhoria para nossa cidade. Ora, o Moda Center recebeu água no último domingo, depois de muita cobrança. Nós precisamos urgentemente ter uma audiência com o governo do Estado, para que possamos buscar uma solução para nossa situação, porque a Compesa não tem nada”.

Fernando falou sobre a questão do Projeto do Deputado Federal, Gonzaga Patriota, onde ele relata que temos que buscar água do Rio Tocantins para trazer água para a região. “Precisamos conversar com o governador para que a principal pauta seja a da água. Quando Eduardo Campos disse que ia fazer a Adutora do Agreste, todo mundo zombou do então governador. Vai demorar? Vai! Mas, quando tivermos a Adutora será a solução para os problemas da seca que enfrentamos”.

Dida de Nan (PSDB)
O vereador Dida de Nan fez um discurso com base na questão das cobranças, assim como também voltado para a prestação de contas do seu mandato e rebater as críticas do vereador Carlinhos da Cohab. “Ninguém cobrou mais que resolvesse essa buraqueira do que eu. Depois de um acidente que aconteceu na PE-160, daqui para Poço Fundo, eu liguei para o Dr. Romero para cobrar. Na época eu me lembro que ele falava que só em novembro é que iria ser concluída a obra dotapa buraco na rodovia. Ninguém deve mexer nessa estrada, não se mete a mão a não ser o governo do Estado. Queria perguntar ao vereador, ele anda em todos os PSF atrás de remédio, como ele vai fazer um serviço desses?”, perguntou Dida ao Vereador Carlinhos da Cohab.

O vereador destacou a volta do sinal da TV Asa Branca em Poço Fundo. “Tem coisas que a gente quer resolver, mas não pode porque é de responsabilidade do Governo do Estado. O momento é grave, gostaria de fazer um pedido a cada um de vocês, o momento é de união, é crise, é grave! Eu não sei ver uma pessoa passar dificuldade e não ajudar. Gente vamos trabalhar, porque essas picuinhas políticas não levam a nada.

Zé Minhoca (PSDB)
O vereador Zé Minhoca trouxe a Tribuna um resumo da viagem que ele fez à Brasília. “Eu fui a Capital Federal para cobrar ao deputado federal o restante da emenda, para que toda a cidade seja contemplada com a internet grátis. E mais uma vez que estive em Brasília fui de gabinete em gabinete para cobrar emendas para minha cidade. Visitei o Pastor Eurico, não o conhecia pessoalmente e o mesmo contemplou Santa Cruz com verbas. Jorge Côrte Real passou mais de 10 minutos comigo e relatou que se sente muito orgulhoso em ter participado do trabalho na edificação do Moda Center Santa Cruz. Não é porque Jorge Côrte Real é de outro partido que não vamos lá. Eu fui ao gabinete do Eduardo da Fonte. Conheci Jair Bolsonaro, Esperidião Amin e, quero dizer que essa minha última viagem foi muito proveitosa”.

O vereador finalizou seu discurso relatando o encontro com o deputado Gonzaga Patriota. “Eu assistir um dos debates mais importantes sobre a seca do Nordeste. Gonzaga Patriota, há muito tempo que elaborou um projeto para a transposição do Rio Tocantins. Ele disse que quem acreditou nele, morreu, que foi o Vice-presidente, José Alencar. Ele quer trazer água do Rio Tocantins para o Rio Negro na Bahia”.

Junior Gomes (PSB)
O vereador Junior Gomes discursou enfatizando as ações que tem buscado através de requerimentos e projetos, a fim de beneficiar o povo de Santa Cruz do Capibaribe. “Eu tenho a satisfação de informar que o prefeito Edson Vieira, e hoje é um dia bastante importante para mim, que como representante também da comunidade da Vila do Oscarzão e na Vila São José com o saneamento e, consequentemente, a pavimentação daquela via de acesso naquela localidade”.

Junior falou ainda sobre a questão da mobilidade urbana, onde através do reordenamento do trânsito, as pessoas sente a melhoria na mobilidade. “Quero parabenizar a todos os envolvidos nesse trabalho, desde o trabalho dos Agentes de Trânsito, do Secretário Fábio Aragão e ao prefeito Edson Vieira”.

O vereador falou também sobre as implementações acerca da segurança pública, onde será constituído o Comitê Municipal de Segurança Pública. “A gente sabe que não é fácil, que não é do dia para a noite que isso vai acontecer, mas sabemos que o nosso prefeito está engajado para melhorar as condições de vida do nosso povo”.

Pipoca (PSDB)
O vereador Pipoca iniciou seu discurso rebatendo o discurso do vereador Ernesto Maia, onde o mesmo elencou uma série de benefícios para o povo de Santa Cruz do Capibaribe, uma vez que, segundo Pipoca, tem sido muito beneficiada pela gestão atual.

Pipoca continuou seu discurso falando sobre as ações da Frente Parlamentar, a qual ele participou de uma reunião com outros vereadores da região. Pipoca explicou que dentre dessa discussão, a questão do abastecimento foi posta em pauta. “Nós sabemos que a primeira etapa da reversão já foi feita e tivemos testes com a água do Prata em nossa cidade. O trabalho da nossa comissão é exatamente esse, cobrar e acompanhar essas obras, pois não podemos parar e apenas observar a nossa população ficar sofrendo. Foi nos explicado que agora é preciso comprar um transformador para essa bomba da reversão lá no (Estação de Tratamento e Abastecimento) ETA do Bairro do Salgado em Caruaru”.

O vereador relatou, especificamente sobre o trabalho da Comissão de Convivência com a Seca. “Eu lembro que na Audiência Pública, ficou acertado para que o Senador Humberto Costa para que ele marcasse uma reunião com a presidente, a fim de que pudéssemos ir a Brasília e até agora não foi nos dado nenhuma resposta. Então é preciso que busquemos respostas de todas as autoridades competentes no que diz respeito a solução para a falta de água que tem prejudicado tanto a nossa população”.

Galego de Mourinha (PTB)
Com seu discurso voltado para a questão da segurança pública, o vereador Galego de Mourinha enfatizou que isso é dever do Estado. “Aí eu pergunto a todos vocês que assumiu o compromisso com o governador do Estado. Todo mundo sabe que foi o prefeito Edson Vieira e esta bancada de vereadores. Volto a cobrar, vamos todos nós, os 17 vereadores para conversar com o Secretário de Segurança Pública”.

Galego relembrou sobre o seu primeiro mandato de vereador, quando na época foi cobrar da Celpe a eletrificação do Bairro da Palestina. “Lembro que eu fiz história, porque fomos a Celpe, que na época era uma estatal do governo e que tinha como presidente da Celpe, o Dr. Perazzo. Fomos eu, Bibiu de Nicolau, Professor Lindolfo e o Padre Bianchi. Naquela época o bairro nem nome de rua tinha e o Dr. Perazzo nos perguntou como ia investir em uma localidade que nem nome de rua tinha e nós voltamos e Bibiu de Nicolau saiu colocando nomes nas ruas para mostrar a ele que tinha nome sim e conseguimos”.

Essa mesma equipe que faz o trânsito funcionar, deveria ser a mesma equipe para chegar ao prefeito e dizer: vamos lutar pela segurança de Santa Cruz do Capibaribe.

Zezin Buxin (PSDB)
O vereador rebateu a fala do vereador Galego de Mourinha. "As pessoas ano estão indo embora não, estão indo para a casa própria. Graças a Deus estão conseguindo comprar e pagar suas casas". Tem muitas cidades por aí que gostaria de ter o movimento que Santa a Cruz tem. Isso é desenvolvimento, então vamos reclamar menos e vamos refletir sobre isso!" Para finalizar o vereador falou sobre o trabalho de conscientização do trânsito: "Quero parabenizar o prefeito e a Secretaria de Inclusão Social, mas esse trabalho deveria se estender mais. Zezin parabenizou a primeira dama Alessandra Vieira pelo projeto Zumba nos bairros. "Zumba não é apenas uma dança, Zumba é inclusão, é ação social, Zumba é Saúde e qualidade de vida. O vereador encerrou com um verso: “Quero dizer que engordei, de Buxin fiquei buxão, vou ter que entrar na dança, a Zumba é a solução”.

Afrânio Marques (PDT)
O vereador Afrânio Marques iniciou seu discurso parabenizando o prefeito Edson Vieira, através da Secretaria de Mobilidade Urbana. “Eu fico feliz pelo trabalho que está sendo feito, onde o pessoal da secretaria colocou os agentes de trânsito, em que os mesmos estão fazendo um excelente trabalho, uma vez que eles estão orientando direitinho aos condutores, um trabalho educativo e não punitivo”.

Afrânio lembrou sobre a palestra com o ex-governador Joaquim Francisco, promovida pelo Rotary Club e também da palestra sobre Inter-religiosidade, em que o mesmo está promovendo no próximo dia 31, às 9 horas da manhã, na Câmara de Vereadores.
O vereador falou ainda sobre o seu Projeto de Leitura, onde o mesmo explicou acerca da dinâmica da execução do Projeto. “Nós estamos desenvolvendo esse projeto e vamos levar para todos os nossos parceiros e disponibilizar esse projeto dentro de um Blog, onde iremos disponibilizar livros, trabalhos de monografia relacionados a Santa Cruz do Capibaribe. Então, na próxima quinta-feira (29), iremos lançar esse projeto nas rádios da cidade que é o Projeto “Ler, uma atitude inteligente”.

Antes de finalizar seu discurso, o vereador aproveitou ainda para solicitar, através de requerimento verbal, que a Câmara de Vereadores realize uma Cerimônia para comemorar os 30 anos da Rádio Vale.

Zé Elias (PTB)
Com seu discurso sobre cobranças e agradecimentos, o vereador Zé Elias relatou sobre o seu trabalho. “Eu tenho cobrado muito, juntamente com o meu amigo Dida de Nan, por essa questão da reparação dos buracos. Desde que fui Vice-prefeito que a gente vive nessa intensa busca de resolver essa situação, mas sabemos que existem muitas demandas por parte da operação tapa buracos”.

O vereador em seu discurso, tomou conhecimento, através de um aparte dado ao colega de bancada Dida de Nan, que a operação “tapa buracos” vai iniciar no início de novembro e vai abranger desde o Distrito de Poço Fundo até a cidade de Jataúba, contemplando toda a PE-160. Zé Elias finalizou seu discurso agradecendo mais uma vez ao pessoal da prefeitura e a todas as secretarias que têm atendido aos seus pedidos em prol da população.

Narah Leandro (PSB)
A vereadora Narah, iniciou seu discurso falando sobre as suas ações enquanto vereadora. “Hoje pela manhã fui informada que vamos receber as bicicletas do projeto Relix, conquista nossa junto ao prefeito Edson Vieira com a secretaria de meio ambiente do Estado de Pernambuco na pessoa do meu amigo secretário Sergio Xavier, hoje recebi uma ligação do Diretor Pablo Ricardo, que esta agendando a entrega dessas duas primeiras bicicletas para iniciar o projeto em nossa cidade de valorização dos catadores de resíduos sólidos, e retirada das carroças para mobilidade urbana”.

Narah relatou ainda que dentro desse contexto do uso de bicicletas tem buscado implementar outros projetos. “Senhor presidente por isso já iniciamos a busca de mais um projeto em parceria, desta vez entre o Itaú, Unibanco e a Prefeitura de Santa Cruz. Estamos buscando o projeto infantil ‘Minicircuito de Bikes - Educação no Trânsito’. Nos finais de semana no já exitoso projeto Cidade lazer. A bicicleta vem se apresentando como um importante modal de mobilidade e de lazer, razão pela qual é importante a educação e a conscientização de crianças quanto à utilização das bicicletas e às leis de trânsito. Através desse projeto montamos um circuito com pista, faixa de pedestre, semáforos, sinalização e monitores. As crianças recebem uma aula básica de trânsito e logo depois coloca o que aprendeu em prática, pedalando. Ao final do treinamento cada criança recebe uma carteirinha de habilitação de ciclista. O objetivo é promover a educação no trânsito e estimular o compartilhamento das vias. Já priorizamos as mulheres e garantimos a elas saúde e lazer através do projeto Zumba nos bairros. Agora estamos priorizando as nossas crianças e vamos através desse projeto garantir diversão + educação para as nossas crianças”.

Helinho Aragão (PTB)
O vereador Helinho Aragão usou a tribuna e fez um discurso voltado para as questões do trabalho da Comissão de Convivência com a Seca. “Foi muito louvável aquela audiência pública, foi um movimento político com "P" maiúsculo. O prefeito usou a palavra e aí, no momento, ele disse que nós vamos receber a partir da próxima semana a água da barragem do prata aqui em santa Cruz do Capibaribe e de fato ali estava sendo mostrado que a água iria começar a chegar, mas ontem nos estivemos lá na ETA (Estação de Tratamento e Abastecimento) e a realidade é a seguinte. De fato a água não vem porque ela passa três dias para chegar a Santa Cruz e, nesses três dias a água é furtada, tem vazamentos. Lá eu perguntei porque a demora e a pessoa que nos atendeu disse; "Se nós deixarmos a água indo para lá por três dias, 40% de Caruaru fica sem água. A solução é um transformador que custará em média 1 milhão de reais." Será que nossos deputados e o governador não tem 1 milhão? O governador, Paulo Câmara, o prefeito, Edson, o deputado Diogo, o deputado Teobaldo, tem que olhar para Santa Cruz. Mas já que não temos a força política temos que ter fé em Deus para sair dessa situação calamitosa que se encontra a situação a água em Santa Cruz”.

Ronaldo Pacas (PSDC)
O vereador Ronaldo Pacas rebateu as denúncias que o vereador Carlinhos da Cohab, onde o mesmo teria dito que os Agentes de Trânsito estariam recebendo algo por fora. “Eu espero que o nobre vereador Carlinhos tenha boas explicações para isso, porque quando se faz uma denúncia desse tipo, se faz necessário que se prove”. Outro ponto do discurso de Ronaldo, foi para falar sobre a questão da fala de Ernesto Maia, onde o mesmo disse que nesses mil dias de governo, o prefeito iria comemorar na “Mala da Solar” com muita bebida alcóolica, insinuando que seria servido às crianças. Ronaldo rebateu dizendo que isso era algo incabível e sugeriu que o nobre vereador não volte a fazer discursos com base em politicagem.
Ronaldo falou sobre os projetos que são desenvolvidos na cidade. “O projeto é voltado para diabéticos e não diabéticos, e vamos realizar várias palestras. Eu quero de antemão, agradecer ao presidente desta Casa, onde iremos servir um café da manhã, no dia 13 de novembro, em prol dos cuidados com os diabéticos e outras doenças relacionadas a saúde do homem, institucionalizado no Brasil como o “Dia do Azul”.
O vereador finalizou seu discurso relatando que o ex-deputado, Zé Augusto, que teria confessado ao ex-vereador de Jataúba, Furibinha, que o ex-deputado não lutaria mais pela instalação das Câmeras de monitoramento.

Luciano Bezerra (PR)
Inicialmente o Vereador parabenizou e informou a população que uma ação importante e do ponto de vista cultural, e de meio ambiente, implantada pela prefeitura por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio ambiente, foi a implantação do sitewww.serradopara.com.br, que divulga para todo mundo as belezas naturais existentes na serra do para.

Na sequência o Vereador destacou as ações de mudanças no trânsito do centro da cidade, lembrando que essas ações estão sendo possíveis desde a aprovação da lei que institui o código de mobilidade, que foi de sua autoria, e que começa as gerar frutos para a sociedade.

O Vereador destacou que as próximas ações programadas estão no sentido da implantação de transportes coletivos para a cidade, além de implantação de ciclofaixas.

Blog Merece Destaque
Informações da Assessoria
Fotos Almir Neves e Blog do Bruno Muniz

Postar um comentário

0 Comentários